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dc.contributor.advisorJacinto, Paulo de Andradept_BR
dc.contributor.authorPeixoto, Amanda Gentil, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-17T17:53:49Z
dc.date.available2020-09-17T17:53:49Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67678
dc.descriptionOrientador: Prof. Paulo Jacinto, DScpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 18/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 69-74pt_BR
dc.description.abstractResumo: Existe um consenso na literatura economica que Educacao e uma variavel chave para o progresso economico, tanto dos individuos como para as economias como um todo. Os estudos mostram que os professores exercem um papel fundamental no aprendizado dos alunos. No entanto, um aspecto pouco discutido na literatura sobre o tema no Brasil e a mobilidade dos professores entre as escolas, ou seja, a rotatividade docente e sua possivel relacao com o desempenho escolar desses alunos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo e suprir essa lacuna da literatura nacional e analisar a relacao entre a rotatividade docente com o desempenho das escolas de Ensino Fundamental da rede publica brasileira. A partir dos microdados do Censo Escolar para o periodo de 2008-2017 e dos modelos de efeitos fixos de alta dimensao e de um painel dinamico, atraves do modelo System Gmm, se faz uma analise da relacao entre rotatividade de professores e desempenho escolar. Os resultados mostram que a rotatividade docente tem um efeito negativo no desempenho escolar do 5o e 9o ano do Ensino Fundamental para as provas de Matematica e Lingua Portuguesa no Brasil. Palavras-chaves: Rotatividade Docente. Desempenho Escolar. Economia da Educacao.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: There is a consensus in the economic literature that Education is a key variable for economic progress, both for individuals and for the economy as a whole. Studies show that teachers play a key role in student learning. However, an aspect little discussed in the literature on the subject in Brazil is the mobility of teachers between schools, that is, teacher turnover and its possible relationship with the school performance of these students. In this sense, the objective of this study is to fill this gap in the national literature and to analyze the relationship between teacher turnover and the performance of elementary schools in the Brazilian public system. From the microdata of the School Census for the period 2008-2017, the high-dimensional fixed-effect models and a dynamic panel estimation by the System Gmm model, makes a analysis of the relationship between teacher turnover and school performance. The results show that teacher turnover negatively impacts school performance in the 5th and 9th grade of elementary school for Math and Portuguese tests in Brazil. Key-words: Teacher Turnover. School Performance. Economics of Educationpt_BR
dc.format.extent102 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.subjectMobilidade de mão-de-obrapt_BR
dc.titleRotatividade docente e desempenho escolar no Brasil : um análise para o período de 2008-2017pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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