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dc.contributor.advisorSulzbach, Mayra Taiza, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorNatal, Dinair Iolanda da Silva, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherRipoll, Alan, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentávelpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T20:08:36Z
dc.date.available2022-02-22T20:08:36Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67592
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mayra Taiza Sulzbachpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Alan Ripoll Alvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 30/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 80-87pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação trata da participação das pessoas surdas na sociedade, buscando destacar o movimento social dessas e de sua comunidade na conquista de direitos sociais, ou seja, a ampliação de liberdades instrumentais, como proposto por Amartya Sen que trata o "desenvolvimento como liberdade" humana. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a ampliação das liberdades instrumentais da população surda residente no litoral do Paraná, um possível sociodesenvolvimento, e como objetivos específicos: Compreender a surdez no seu aspecto clínico e social; Investigar as políticas públicas direcionadas à pessoa com surdez no Brasil; Observar o desenvolvimento humano a partir da ampliação das liberdades; Compreender a inserção social de nascidos surdos em famílias de não surdos; Investigar a ampliação das oportunidades das pessoas surdas nos espaços de educação e de trabalho no litoral do Paraná. Sendo um estudo de caráter social qualitativo, exploratório e descritivo, contando com entrevistas em escolas e empresas privadas. Como resultado constatou-se a institucionalização da Libras como língua brasileira de sinais e a doção destas em escolas, inclusive profissionais habilitados e, no caso de Paranaguá, uma escola específica para atender o ensino fundamental. A educação escolar possibilita a pessoa surda acessar os mesmos conhecimentos das pessoas não surdas. No Brasil, também foi normatizada a obrigatoriedade da oferta de vagas de trabalho por grandes empresas a pessoas com deficiência. No trabalho constatouse que as empresas com obrigatoriedade de empregar pessoas com deficiência tendiam a não contratar pessoa surda, pelas dificuldades de comunicação, quando empregados atuavam em trabalhos com o mínimo contato com ouvintes. A partir deste resultado, é possível afirmar que nos últimos anos no Brasil e mais especificamente no Litoral do Paraná, ocorreu a ampliação das liberdades da pessoa surda a partir de instrumentos políticos. Como esses são, para Sen, meios e não fins do desenvolvimento, sugere-se, que ocorreu um sociodesenvolvimento decorrente da criação de liberdades a pessoas que ainda não as tinham, num mundo construído por pessoas ouvintes. Sugere-se como trabalho futuro, observar a ampliação das liberdades substantivas das pessoas com surdez, a fim de averiguar o desenvolvimento humano por parte desta população. Palavras-chave: Surdez. Família. Educação. Trabalho. Litoral do Paraná.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation deals with the participation of deaf people in society, seeking to highlight their social movement and their community in the conquest of social rights, that is, the expansion of instrumental freedoms, as proposed by Amartya Sen who deals with human "development as freedom". The general objective of the research was to analyze the expansion of instrumental freedoms of the deaf population living on the coast of Paraná, a possible sociodevelopment, and as specific objectives: Understand deafness in its clinical and social aspect; investigate public policies aimed at people with deafness in Brazil; Observe human development from the widening of freedoms; Understand the social inclusion of deaf children in families of non-deaf people; Investigate the expansion of opportunities for deaf people in education and work spaces on the coast of Paraná. Being a qualitative, exploratory and descriptive social study, with interviews in schools and private companies. As a result, the institutionalization of Libras as a Brazilian sing language was found and the donation of these in schools, including qualified professionals and, in the case of Paranaguá, a specific school to attend elementary school. School education enables deaf people to access the same knowledge as non-deaf people. In Brazil, the mandatory provision of job vacancies by large companies to people with disabilities has also been regulated. In the work it was found that companies with mandatory employment of people with disabilities tended not to hire deaf people, due to communication difficulties, when employees worked in jobs with minimal contact with listeners. From this result, it is possible to affirm that in recent years in Brazil and more specifically in in the Paraná Coast, there has been an expansion of the freedoms of the deaf person through political instruments. As these are, for Sen, means and not ends of development, it is suggested that sociodevelopment occurred due to the creation of freedoms for people who did not yet have them, in a world built by listening people. It is suggested as a future work, to observe the expansion of the substantive freedoms of people with deafness, in order to investigate human development by this population. Keywords: Deafness. Family. Education. Job. Coast of Paranápt_BR
dc.format.extent1 arquivo (90 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeficiencia auditivapt_BR
dc.subjectLitoral do Paranápt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditiva - Interação socialpt_BR
dc.titleLiberdades instrumentais para pessoas surdas, um sociodesenvolvimento : estudo de caso do litoral do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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