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dc.contributor.advisorSampaio, Armando Vaz, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorRebouças, Luana Carla Falcão, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-10T17:19:26Z
dc.date.available2020-07-10T17:19:26Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67591
dc.descriptionOrientador: Armando Vaz Sampaiopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 02/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 58-61pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo analisa a aplicacao de pacotes de passagens - agrupamento da passagem de ida com a passagem de volta - como estrategia de discriminacao de preco no mercado aereo de transporte de passageiros do Brasil. Compara a tarifa do pacote a soma das tarifas dos bilhetes unidirecionais verificando a existencia de diferencas de valor, descontos. Ademais, analisa a influencia da concentracao do mercado, dos dias de antecedencia da compra, do dia da semana e do perfil do cliente. Para tanto, cada rota foi considerada um mercado relevante em separado, divididas em rotas domesticas e em rotas internacionais. Apenas voos diretos - sem escalas ou conexoes - foram analisados, logo, as tarifas coletadas tendem a ser voltadas para passageiros a negocios que possuem alta desutilidade por voos com conexao. Por isso, o presente estudo e dividido, alem de por rotas domesticas e por rotas internacionais, em viajantes estritamente a negocios (nao incluem o sabado no periodo da viagem), e viajantes dispostos a lazer (incluem o sabado). Todas as rotas apresentaram descontos. As estimacoes indicam que, no Brasil, os pacotes do mercado aereo domestico sao para viajantes a negocios, enquanto os pacotes do mercado aereo internacional sao para viajantes a lazer. Para as o mercado domestico, sexta-feira mostrou ser o dia da semana com a possibilidade de descontos maiores. Por outro lado, para o mercado internacional a sexta-feira mostrou-se como o dia da semana com a possibilidade de descontos menores para os viajantes a lazer e um dia indiferente para os viajantes estritamente a negocios. Palavras-chave: Passagens aereas. Discriminacao de preco. Pacotes. Industria Aerea.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study analyzes the application of bundling - grouping the one-way ticket with the return ticket - as a price discrimination strategy in the Brazilian passenger transport market. Compare the bundling fare to the sum of the one-way ticket fares, checking for differences in value, discounts. In addition, it analyzes the influence of market concentration, days in advance of purchase, day of the week and customer profile. For that, each route was considered a separate relevant market, divided into domestic routes and international routes. Only direct flights - without stopovers or connections - were analyzed, therefore, the fares collected tend to be aimed at business passengers who have high disutility for connecting flights. For this reason, the present study is divided, in addition to domestic and international routes, into strictly business travelers (do not include Saturday in the period of travel), and leisure travelers (include Saturday). All routes showed discounts. Estimates indicate that, in Brazil, domestic air market bundling are for business travelers, while international air market bundling are for leisure travelers. For the domestic market, Friday proved to be the day of the week with the possibility of greater discounts. On the other hand, for the international market, Friday proved to be the day of the week with the possibility of smaller discounts for leisure travelers and an indifferent day for business travelers. Keywords: Air tickets. Price Discrimination. Bundling. Air Industrypt_BR
dc.format.extent96 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.subjectAeronautica comercialpt_BR
dc.subjectAeronautica comercial - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleDiscriminação de preços no transporte aéreo de passageiros do Brasil : uma análise sobre pacotes de descontospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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