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dc.contributor.advisorDe Luca, Gabriel Gomes, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorPinto, Patricia Ulrichpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-01T22:15:52Z
dc.date.available2020-09-01T22:15:52Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67562
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de Lucapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 26/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 107-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: Acidentes de trabalho são caracterizados como problema de saúde pública em todo o mundo. Diante disso, feedback é uma prática baseada em evidências utilizada para engajar pessoas em comportamentos seguros. Contudo, processos de ensino e aprendizagem referentes ao comportamento de apresentar feedback para promoção de comportamentos seguros são infrequentes na literatura. Programas de contingências de ensino possibilitam desenvolvimento e avaliação de comportamentos-objetivo complexos. O objetivo desta dissertação foi avaliar o grau de eficiência de um programa de contingências de ensino para desenvolver o comportamento "apresentar feedback para promover comportamentos seguros em organizações". O método é constituído por procedimentos de elaboração, aplicação e avaliação do programa. Quanto a elaboração, duas fontes de informação sob perspectiva da Análise do Comportamento foram utilizadas e com base nisso, 406 classes de comportamentos foram caracterizadas. Essas classes foram organizadas em graus de abrangência, o que auxiliou na proposição e análise de quatro unidades de ensino. Quatro técnicos de segurança do trabalho participaram da aplicação e avaliação do programa. Também, um engenheiro, líder imediato dos técnicos, participou com informações para caracterização da organização e previsibilidade de variáveis intervenientes antes da implementação do programa. O programa foi aplicado em uma empresa de grande porte. Para observação do desempenho dos participantes, um delineamento de linha de base múltipla entre sujeitos foi utilizado. Situações simuladas que sinalizavam a necessidade de apresentação de feedback foram propostas aos participantes antes, ao longo e após o programa. Os comportamentos de apresentar feedback emitidos pelos participantes foram mensurados a partir de graus de escalas de categorias previamente definidas. Essas categorias consistem em Clareza, Completude, Habilidades Sociais e Monitoramento. Após o programa houve melhora no comportamento de apresentar feedback de todos os participantes, sendo que as melhora mais significativas são vistas a partir de graus de Clareza e Habilidades Sociais. Também, foi aplicado um follow upe a melhora dos participantes foi mantida. Outra forma de avaliação realizada, foi a partir de questões conceituais sobre comportamentos-objetivos desenvolvidos a cada encontro. As questões foram aplicadas antes e após cada encontro. As respostas dos participantes, diante disso, foram mensuradas a partir de escalas pré-definidas de zero à cinco. As respostas que não atingiram critério grau quatro após os encontros, foram novamente questionadas em encontros posteriores. Nos primeiros encontro as respostas dos participante não atingiram critério. A medida que as questões foram reaplicadas em encontros posteriores, houve melhora das respostas de todos os participantes de modo que atingiram grau quatro ou cinco. Isso sugere que os comportamentosobjetivo foram desenvolvidos não apenas em um encontro, mas sim em um processo ao longo de todo o programa. Os resultados mostram que o programa de contingências de ensino elaborado, utilizado nesta pesquisa foi eficiente. Assim sendo, este estudo pode ser replicado em diferentes contextos, bem como, auxiliar profissionais de segurança do trabalho e em posição de liderança a promoverem não somente comportamentos seguros, mas também uma cultura de segurança.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Accidents at work are characterized as a public health problem worldwide. Feedback is an evidence-based practice used to engage people in safe behaviors. Teaching and learning processes regarding the behavior of presenting feedback to promotion of safe behaviors in organizations is infrequent in the literature. Teaching programs enable the development and evaluation of complex goal behaviors. The aim of this dissertation was to evaluate the efficiency of a teaching program to develop the behavior "to present feedback to promote safe behaviors in organizations".The method consists of program design, implementation and evaluation procedures. As for elaboration, two sources of information from the perspective of Behavior Analysis were used and based on this, 406 classes of behaviors were characterized. These classes were organized in degrees of comprehension, which helped in the proposition and analysis of four teaching units. Four occupational safety technicians participated in the implementation and evaluation of the program. Also, an engineer, immediate leader of the technicians, participated with information to characterize the organization and predictability of intervening variables prior to program implementation. The program was applied in a large company. To observe participants' performance, a multiple baseline design between subjects was used. Simulated situations that signaled the need for presentation of Feedback was offered to participants before, throughout and after the program. The behaviors of presenting feedback emitted by the participants were measured from previously defined category scale degrees. These categories consist of Clarity, Completeness, Social Skills and Monitoring. After the program there was an improvement in the behavior of presenting feedback from all participants, and the most significant improvements are seen from degrees of Clarity and Social Skills. Also, a follow up and the participants' improvement was maintained. Another form of evaluation was based on conceptual questions about goal behaviors developed at each meeting. The questions were applied before and after each meeting. Participants' responses, therefore, were measured from predefined scales from zero to five. The answers that did not meet criterion four after the meetings were again questioned in later meetings. In the first meeting the participants' answers did not meet criteria. As questions were reapplied in later meetings, responses from all participants improved to grade four or five. This suggests that the goal behaviors were developed not just in a meeting but in a process throughout the program. In summary, the results show that the teaching program used in this research was eficiente.Therefore, this study can be replicated in different contexts, as well as assisting occupational safety professionals and in a leadership position to promote not only safe behaviors, but also a culture of safety. Keywords: Feedback; Safe behaviors in organizations; Evaluation of teaching programs; Decomposition of behavior.pt_BR
dc.format.extent257 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência de um programa de contingências para desenvolver o comportamento "Apresentar feedback para promover comportamentos seguros em organizações"pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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