Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPooli, João Paulo, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Milena Liz de, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-10T19:14:07Z
dc.date.available2020-07-10T19:14:07Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67527
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Paulo Poolipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/11/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-104pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, currículo e avaliação. A pesquisa valeu-se de dois conjuntos de materialidade de análise - documentos nacionais e municipais acerca da Educação Infantil, e entrevistas realizadas com pedagogas e professoras de educação infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Curitiba. A pesquisa tem caráter qualitativo e embasou-se nas premissas da pesquisa configuracional de Norbert Elias, com sustentação nos aportes teórico-metodológicos sobre governamento e poder de Michel Foucault e seus comentadores Alfredo Veiga-Neto, Maria Isabel Edelweiss Bujes e Claudia Inês Horn. Para análise dos dados utilizou-se a prática discursiva, de Foucault, que é do tipo linguístico nem procura a intencionalidade do sujeito falante, mas sim procura examinar as diferentes maneiras pelas quais o discurso desempenha um papel na estrutura estabelecida. Destaca-se, a partir dos dados coletados, que a percepção do conceito de protagonismo infantil apresenta diferentes interpretações e práticas relatadas pelos discursos das profissionais e pelos documentos analisados. Pode-se concluir que o protagonismo infantil pode operar como um dos possíveis dispositivos de governamento da infância. Palavras - chave: Educação Infantil. Protagonismo Infantil. Discurso. Governamento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to open up discussion on the child protagonism related to important elements in the configuration of child education in Curitiba city, such as routine, planning, curriculum and evaluation. The research used two materiality analysis sets - national and municipal documents about child education, and interviews with pedagogues and teachers of child education at the Municipal Centers of Child Education in Curitiba. The research has a qualitative character and was based on the premises of Norbert Elias's configurational research, supported by the theoretical-methodological contributions on governance and power of Michel Foucault and his commentators Alfredo Veiga-Neto, Maria Isabel Edelweiss Bujes and Claudia Inês Horn. For data analysis the Foucault's discursive practice was used, it is linguistic and does not seek the intentionality of the speaking subject, but seeks to examine different ways in which discourse plays a role in the established structure. From the collected data, it is noteworthy that the perception of the concept of child protagonism presents different interpretations and practices related to the professionals' speeches and the analyzed documents. It can be concluded that child protagonism can operate as one of the possible childhood governance devices. Keywords: Child Education. Child Protagonism. Speech. Governance.pt_BR
dc.format.extent105 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples