Show simple item record

dc.contributor.authorWerlang, Jair, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T12:08:27Z
dc.date.available2021-05-06T12:08:27Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67472
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 16/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 169-174pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em uma perspectiva de olhar para a relação entre conhecimentos locais e científicos, alinhados ao movimento da Educação do Campo, um movimento prático e vinculado aos trabalhadores do Campo, que defende e luta pela educação do conjunto dos trabalhadores, o presente estudo foi desenvolvido na Rede Pública Municipal de Ensino de São José dos Pinhais - PR, em escolas de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, localizadas na área rural do município. Sabendo e considerando as particularidades desse Campo São Joseense, envolto numa dinâmica de transformação, transitando entre o urbano e o rural, o objetivo principal deste estudo foi analisar como as professoras do Campo de São José dos Pinhais compreendem, significam e que sentidos apontam para a Educação do Campo e ao próprio Campo. Ainda, com objetivo de trabalhar as aproximações existentes entre as áreas, pretende-se debater a importância dos pressupostos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que sinalizam para um posicionamento menos ingênuo diante dos fatos e acontecimentos científicos e tecnológicos, aproximando as abordagens dos contextos sociais em que ocorrem. Nesse sentido, também nesta pesquisa, são abordadas as ideias de Paulo Freire e sua relação com demais temas nela tratados, principalmente, a importância de uma pedagogia dialógica, que aproxima educadores e educandos, de um currículo que considere a realidade local e a participação da sociedade na sua construção. Além disso, sabendo da importância e implicações do currículo para o ensino, bem como, da riqueza que pode representar ao se aproximar das demandas da sociedade, considerando a reformulação curricular em andamento na Rede de Ensino do Município, ouvimos as professoras sobre como participaram do processo e o que pensavam sobre a possibilidade uma proposta curricular específica para as Escolas do Campo. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa e a constituição dos dados se deu por meio de entrevistas com as professoras das escolas pesquisadas, em conversas com diretoras e/ou pedagogas, revisão da literatura dos temas estudados e análise documental das diretrizes curriculares do estado do Paraná e do município de São José dos Pinhais-PR. Os dados levantados foram analisados na perspectiva da Análise de Discurso da vertente franco-brasileira, com base em Orlandi (2015) e indicam um "silenciamento" da Educação do Campo nas escolas, com predominância de sentidos que apontam para programas e projetos governamentais. Foi possível considerar ainda que a reformulação curricular que ocorria no Município era um discurso presente, porém, a especificidade curricular para as escolas do Campo, uma incerteza. Além disso, a Educação CTS foi tomada como uma novidade entre as participantes, enquanto as ideias freireanas, transitaram entre a inspiração e o total esquecimento. PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. CTS. Paulo Freire. Currículo. Análise de Discurso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering a perspective of observing the relationship between local and scientific knowledge, aligned to the movement of Rural Education - a practical movement connected to Rural workers - that stands for education for the workers as a whole, the following study was developed within the Public Educational System of the city of São José dos Pinhais - PR, on schools ranging from the first to the fifth grade of elementary school, located on the rural area of the city. Perceiving and considering the specificities of the Rural area of São José dos Pinhais, amongst a dynamic of transformation, transiting between the urban and the rural, the main objective of this study was to analyze how do teachers from São José dos Pinhais comprehend, signify and what is their understanding of Rural Education as well as of the concept of Rural itself. Furthermore, with the objective of discussing the relationship between the areas, we intend to debate the importance of concepts such as Science, Technology and Society (STS), that stand for a less naïve position concerning the scientific and technological facts, bringing closer the social contexts in which they take place. Accordingly, in this research we also discuss Paulo Freire's ideas, and its relationship with the other themes discussed here, especially the importance of a dialogical pedagogy, that brings teachers and students closer, and also the importance of a curriculum that considers the society's participation in constructing it and that takes the local reality into consideration. Furthermore, considering the importance and the implications of the curriculum to education, as well as how rich it is to consider the society's demands - and concerning the curricular reformulation that is taking place on the Municipal Educational System, - we have asked teachers to tell us about how they participated on this process and what were their thoughts about the possibility of a specific curricular proposal for the Rural Schools. We used a qualitative method as our methodological approach and the data were collected through a) interviews with the teachers from the schools, b) conversations with headmasters and/or pedagogical staff, and c) a literature review of the studied thematic as well as documental analysis of the curricular guidelines of both the state of Paraná and the city of São José dos Pinhais - PR. The collected data were analyzed through Discourse Analysis from the French-Brazilian approach, based on Orlandi (2015). The data indicate a silencing of the Rural Education on the schools, predominately pointing to the importance of governmental programs and projects. It was possible to consider that the curricular reformulation that was taking place at the city was a present discourse, although the curricular specificity for Rural schools was not so certain to be present. Furthermore, STS Education was taken as news between the participants, whereas the ideas concerning Paulo Freire's perspectives ranged from inspiration to the total oblivion. Keywords: Rural Education. STS. Paulo Freire. Curriculum. Discourse Analysispt_BR
dc.format.extent1 arquivo (179 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectEducação - Pesquisapt_BR
dc.subjectEducação rural - Curriculopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEntre o urbano e o rural : compreensões e sentidos da educação do campo no município de São José dos Pinhais-PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record