• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Publicidade e Propaganda
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Publicidade e Propaganda
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Opinião e provocação como ativismo digital : as estratégias retóricas dos vídeos-manifestação do canal "Mamãe Falei" no Youtube

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Paulo Siqueira - OPINIAO E PROVOCACAO COMO ATIVISMO DIGITAL.pdf (1.536Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Siqueira, Paulo Otavio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho desenvolve uma análise qualitativa do ativismo digital presente em um recorte dos vídeos do canal de YouTube Mamãe Falei. O canal é apresentado como uma plataforma de divulgação das ideias de um dos personagens políticos mais relevantes no que tange à nova direita no Brasil, o youtuber e agora deputado estadual por São Paulo Arthur Moledo do Val. O recorte compreende 28 vídeos, que serão classificados como vídeos-manifestação, um tipo de material derivado do vlog que conta com características únicas e que é praticado por Arthur. Esses vídeos serão investigados a partir da possibilidade de configurarem um ativismo digital novo e potencialmente influente. Considerando a identificação de uma postura argumentativa e opinativa bastante peculiar por parte de Arthur nos vídeos, a análise utiliza-se da metodologia da análise retórica, identificando a origem dos seus argumentos e estratégias pelas dimensões de pathos, logos e ethos. São considerados ainda, na análise, características próprias e muito relevantes do produto vídeo-manifestação, como a edição do conteúdo, destacando-se os cortes e inserções. O trabalho tem, portanto, o objetivo de identificar como este ativismo digital se configura a partir das escolhas retóricas presentes nesses vídeos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67448
    Collections
    • Publicidade e Propaganda [358]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV