A importância da política de crédito no processo de vendas
Date
2010Author
Bontorin, Magno Angelito, 1958-
Metadata
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Administração de créditoVendas
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia EspecializaçãoAbstract
Resumo: O presente trabalho objetivou demonstrar a importância da implantação de uma Politica de Credito nas empresas que se utilizam da estratégia de concessão de credito aos seus clientes como ferramenta para alavancar o seu resultado econômico. A falta de uma politica de crédito propicia inúmeras distorções que podem trazer grandes prejuízos às empresas. A concentração de negócios em poucos clientes cria dependência e fragilidade assim como o deferimento de crédito a clientes que não comprovam ter capacidade para saldar seus compromissos ou o desconhecimento da situação patrimonial dos sócios da empresa que pleiteia credito. Em suma, a realização de negócios que não garantem o retorno do investimento efetuado, compromete o crescimento e perpetuação da empresa. Daí a importância de se obter o comprometimento da alta gerencia para que uma politica de credito possa ser implantada definindo normas e atribuições para quem analisa o crédito e também para quem aprova garantindo assim qualidade e garantia de retorno ao investimento efetuado. Pretende-se destacar o alcance desta politica de credito e os limites operacionais e procedimentos além de propor metodologia para que a Auditoria possa acompanhar os processos com a frequência necessária e garantir que as normas e procedimentos determinados estão sendo cumpridos. A empresa FICTICIA S/A, acreditou na importância da política de Crédito e determinou a sua implantação, estabelecendo alçadas e autonomias além da padronização de rotinas e formulários que permitem averiguação dos procedimentos através de rotinas de auditoria garantindo através destes procedimentos vendas lucrativas a empresa.