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dc.contributor.advisorSilva, Arinei Carlos Lindbeck da, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorVallim, João José de Castro Baptista, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-25T15:40:02Z
dc.date.available2020-06-25T15:40:02Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67329
dc.descriptionOrientador: Prof. Arinei Carlos Lindbeck da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa : Curitiba, 20/02/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 126-132pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Pesquisa Operacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para identificação de conluio em licitações públicas de obras de engenharia a partir da análise de variáveis relativas ao processo licitatório, às condições econômicas de contorno e às características da obra. Para tanto, foram analisadas licitações de pavimentação urbana asfáltica ocorridas em municípios da Região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, realizadas antes e após uma operação do Ministério Público Estadual, deflagrada em dezembro de 2012. Esta operação foi realizada com o objetivo de combater um cartel de empresas que direcionava contratos dessa tipologia de obra naquela região. Para modelagem das licitações foi utilizado um modelo de raciocínio baseado em casos (CBR - Case Based Reasoning) a partir de vinte e cinco variáveis das três classes analisadas. O modelo CBR desenvolvido neste trabalho foi gerado pela combinação de dois algoritmos: um de caráter aleatório para identificação de uma solução inicial; e outro baseado em um algoritmo genético, para intensificação da busca na vizinhança próxima à solução inicial. Uma vez que o modelo CBR ainda não foi aplicado na bibliografia para identificação de conluio, aplicouse à mesma base de dados um segundo modelo para avaliação do desempenho do modelo CBR, escolhendo-se o modelo de análise por regressão para esta validação. Após validação do desempenho do modelo CBR, foram estimadas soluções possíveis para os atributos de cada um dos casos questionados observados nas licitações ocorridas antes da deflagração da operação policial. Com emprego do processo bootstrap, foi possível adaptar o modelo CBR e definir limites de aceitabilidade de suas soluções para os percentis de 90%, 95% e 97,5%. Calculou-se então um indicador de conluio a partir das projeções e confrontos realizados. Os resultados obtidos na presente pesquisa indicam que a metodologia desenvolvida é robusta e pode ser replicada e utilizada para fins de controle de contas em contratos de obras públicas, para ações policiais de repressão a crimes contra à economia e de fraudes às licitações. Palavras-chave: Licitação. Obras públicas. Modelo de raciocínio baseado em casos. Conluio. Cartel.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a methodology for identifying collusion in public tenders for engineering works based on the analysis of variables related to the bidding process, the economic conditions and the characteristics of the project. Bids for asphalt pavement in municipalities in the Vale do Itajai region in Santa Catarina were analyzed, carried out before and after an operation by the State Prosecutor's Office, launched in December 2012. This operation was carried out with the objective of investigate a cartel of companies that directed contracts of this type of project in that region. For modeling bids, a Case Based Reasoning model (CBR) was used based on twenty-five variables from the three classes analyzed. The CBR model developed in this work was generated by the combination of two algorithms: the first was random, to identify an initial solution; and the second was based on a genetic algorithm, to intensify the search in the neighborhood close to the initial solution. Since the CBR model has not yet been applied in the bibliography to identify collusion, a second model was applied to the same database to assess the performance of the CBR model, choosing the multiple regression analysis for this validation. After validating the performance of the CBR model, possible solutions were estimated for the attributes of each of the questioned cases observed in the tenders that took place before the outbreak of the police operation. Using the bootstrap process, it was possible to adapt the CBR model and define limits for the acceptability of its solutions for the percentiles of 90%, 95% and 97,5%. A collusion indicator was then calculated from projections and confrontations. The results obtained in the present research indicate that the methodology developed is robust and can be replicated and used for the purpose of controlling accounts in public works contracts, for police actions to repress crimes against the economy and fraud against tenders. Keywords: Tender. Bid rigging. Public engineering works. Case-based reasoning modelpt_BR
dc.format.extent177 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLicitação públicapt_BR
dc.subjectObras publicaspt_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.titleUso do modelo de raciocínio baseado em casos para monitoramento de conluio em licitações de obras de pavimentação urbanapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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