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dc.contributor.authorPaula, Ana Caroline de, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherVagetti, Gislaine Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-10T18:26:27Z
dc.date.available2020-07-10T18:26:27Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67224
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gislaine Cristina Vagettipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 116-130pt_BR
dc.description.abstractResumo: Introdução: As atividades educativas destinadas para pessoas idosas buscam desenvolver a autonomia, manutenção dos aspectos cognitivos e promover a qualidade de vida. Estudos anteriores apresentam que a prática de canto coral pode ser uma ferramenta protetiva para a cognição e promover a qualidade de vida de pessoas idosas. Objetivo: Comparar aspectos do estado cognitivo, domínios da qualidade de vida e qualidade de vida em voz de participantes e não participantes de canto coral. Metodologia: Participaram 96 idosos divididos em três grupos: canto coral e dois controles (atividade física e não praticantes). Abordagem quantitativa, descritiva, comparativa com delineamento transversal, tipo ex post facto. Também há o foco qualitativo, porém não se caracteriza como estudo misto, pois os pesos das abordagens são distintos e complementares. Foram utilizados questionários para a coleta de dados: Sociodemográfico, Classificação Econômica, Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA), WHOQOL-BREF, WHOQOL-OLD, Protocolo QVV, entrevista semiestruturada para os coralistas. Análise dos dados: Foram utilizados os testes Shapiro Wilk e Bartllet's test para testar a normalidade e homogeneidade dos dados, análises comparativas realizadas por meio de ANOVA para 1 fator, e Welch test no caso de não atender o pressuposto de homogeneidade, comparações múltiplas por meio do post hoc de Bonferroni e significância estatística de p<0,05 adotada para todas as análises. Resultados:. Nos aspectos cognitivos, os participantes de Canto Coral e Atividade Física apresentaram maiores escores no desempenho cognitivo geral (23,97 e 24,34, respectivamente) comparados aos Não Praticantes, Abstração e Memória também apresentaram diferenças significativas. Na comparação da qualidade de vida, as maiores médias foram dos praticantes de Atividade Física (76,95), diferenças significativas foram observadas nos aspectos Funcionamento Sensório, Participação Social, Morte e Morrer. Na qualidade de vida em voz não foram encontradas diferenças significativas, todos os participantes se enquadraram na categoria saudáveis da autopercepção da voz. A entrevista semiestruturada teve análise qualitativa por meio de análise de conteúdo e análise de corpus textual no software IRAMUTEQ. O discurso dos coralistas demonstrou percepção de benefícios da prática de canto relacionados a qualidade de vida, especialmente nos aspectos sociais que estão intimamente ligados aos demais: psicológico, físico e ambiental. Na cognição destaca-se a memória, e na voz, os cuidados com a saúde. Considerações: os resultados quantitativos apresentaram que os praticantes de canto coral e atividade física, obtiveram maiores médias na qualidade de vida e aspectos cognitivos comparados aos não praticantes. Os resultados qualitativos apresentaram que idosos coralistas tem uma percepção positiva do desempenho cognitivo, qualidade de vida e qualidade de vida em voz por meio da atividade de canto coral. Palavras-chave: Idoso. Canto coral. Educação. Cognição. Qualidade de Vida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Introduction: Educational activities aimed at the elderly seek to develop autonomy, maintain cognitive aspects and promote quality of life. Previous studies show that the practice of choral singing can be a protective tool for cognition and promote the quality of life of elderly people. Objective: To compare aspects of cognitive status, quality of life and quality of live in singing domains from participants and not participants of choir groups. Methodology: 96 elders participated in the study, divided into three groups: choral singing and two controls (physical activity and nonpractitioners). It was utilized a comparative, descriptive and quantitative approach with a cross-sectional design, ex post fact type. Furthermore, there is a qualitative focus, but it is not characterized as a mixed study, because the approach's ponderosity are distinct and complementary. For gathering data, the following questionnaires where used: Sociodemographic, Economical classification, Montreal Cognitive Assessment (MoCA), WHOQOL-BREF, WHOQOL-OLD, V-RQOL, semistructured interview for choristers. Data analysis: Shapiro Wilk and Bartllet's test were utilized to test the normality and homogeneity of variance of the data, besides of comparative analysis through ANOVA to 1 factor and, in case of not meeting the assumption of homogeneity, were utilized the Welch test, and the multiple comparisons through Bonferroni's post hoc and the statistical significance p<0.05 applied to all the analysis. Results: In the cognitive aspects, the Participants from Choir and Physical Activity groups demonstrated the highest scores in General Cognitive Performance (23.97 e 24.34, respectively) in comparison to Nonpractitioners, significative differences were found also in Abstraction and Memory aspects. When comparing quality of life, the highest averages were for those who practiced Physical Activity (76.95), significant differences were observed in the aspects Sensory Functioning, Social Participation, Death and Dying. In the quality of life in voice, no significant differences were found, all participants fit into the healthy category of voice self-perception. The semi-structured interview was analyzed quantitatively through content analysis and corpus textual analysis with the software IRAMUTEQ. The choristers' speech demonstrated the perceived benefits of singing practice related to quality of life, especially in the social aspects that are closely linked to the others: psychological, physical and environmental. In cognition, memory stands out, and in voice, health care. Considerations: the quantitative results showed that practitioners of choir and physical activity obtained the highest averages in quality of life and cognitive aspects when compared to non-practitioners. The qualitative results showed that elderly choristers have a positive perception of cognitive performance, quality of life and quality of life in voice through the activity of choral singing. Keywords: Aged. Choir. Education. Cognition. Quality of Life.pt_BR
dc.format.extent146 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIdosos - Qualidade de vidapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectCanto coralpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCognição e qualidade de vida de idosos participantes e não participantes de canto coral : um estudo comparativopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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