dc.contributor.advisor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Valério, Telma Faltz | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T14:39:54Z | |
dc.date.available | 2021-03-30T14:39:54Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/67023 | |
dc.description | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo norteador deste estudo monografico foi o desenvolvimento de um trabalho que desse conta de explicitar sobre como os professores vêem e compreendem o Ensino por Ciclos. No intuito de enfatizar a importância primordial de se ter claro o que é o Ensino por Ciclos, e como os professores compreendem essa proposta para que possamos garantir um ensino de qualidade, bem como a democratização do ensino. Para compreendermos o sistema educacional brasileiro atual o presente trabalho iniciase buscando um histórico das reformas educacionais e dos cursos de formação de professores, em seguida realizou-se uma pesquisa de campo onde se verificou o pensamento dos professores quanto ao ensino organizado por ciclos. Através do estudo de vários autores buscou-se discutir as políticas empregadas nesta reforma educacional, os fatores atuantes na sua construção e a forma que os professores a compreendem. Estes fatores são discutidos no intento no intento de se compreender a organização escolar por Ciclos de Ensino,- as posições tomadas pelos professores quanto a adoção desta organizaçao escolar. Desta forma contata-se que ha uma divergencia de opinioes por parte dos professores, por não se ter claro o que realmente é o Ensino por Ciclos. O presente estudo monografico busca clarear a compreensão dos leitores, quanto ao que e o Ensino por Ciclos e qual o olhar dos professores relacionado ao Ensino por Ciclos na Rede Municipal de Educação de Curitiba. | pt_BR |
dc.format.extent | 68 f : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação | pt_BR |
dc.title | "Ciclos de ensino em Curitiba : o olhar dos professores" | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |