Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorValério, Telma Faltzpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T14:39:54Z
dc.date.available2021-03-30T14:39:54Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67023
dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo norteador deste estudo monografico foi o desenvolvimento de um trabalho que desse conta de explicitar sobre como os professores vêem e compreendem o Ensino por Ciclos. No intuito de enfatizar a importância primordial de se ter claro o que é o Ensino por Ciclos, e como os professores compreendem essa proposta para que possamos garantir um ensino de qualidade, bem como a democratização do ensino. Para compreendermos o sistema educacional brasileiro atual o presente trabalho iniciase buscando um histórico das reformas educacionais e dos cursos de formação de professores, em seguida realizou-se uma pesquisa de campo onde se verificou o pensamento dos professores quanto ao ensino organizado por ciclos. Através do estudo de vários autores buscou-se discutir as políticas empregadas nesta reforma educacional, os fatores atuantes na sua construção e a forma que os professores a compreendem. Estes fatores são discutidos no intento no intento de se compreender a organização escolar por Ciclos de Ensino,- as posições tomadas pelos professores quanto a adoção desta organizaçao escolar. Desta forma contata-se que ha uma divergencia de opinioes por parte dos professores, por não se ter claro o que realmente é o Ensino por Ciclos. O presente estudo monografico busca clarear a compreensão dos leitores, quanto ao que e o Ensino por Ciclos e qual o olhar dos professores relacionado ao Ensino por Ciclos na Rede Municipal de Educação de Curitiba.pt_BR
dc.format.extent68 f : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.title"Ciclos de ensino em Curitiba : o olhar dos professores"pt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples