Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBentes, Roberto De Finopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fábio Rochapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-29T13:51:02Z
dc.date.available2022-07-29T13:51:02Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67018
dc.descriptionOrientador : Roberto de Fino Bentespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação,Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.description.abstractResumo : A comunicação faz parte da vida do ser humano. Para tê-la o primeiro passo é a aceitação. Precisamos entender que não podemos viver sem ela, a cada momento estamos envolvidos com essa comunicação, pois é uma característica própria do ser humano e também possibilita as relações sociais. Ela possui processos básicos que são: aquisição, transmissão, processamento e exposição de dados. É necessário um emissor e um receptor para que a comunicação possa ser completa, mas não podemos necessariamente dizer que a mensagem foi enviada ou recebida de uma forma clara e objetiva, na realidade a comunicação é um processo complexo e se dá com infonnações. No ensino não é diferente, a aprendizagem é um processo de comunicação, o aluno aprende o aprendizado dos códigos, que são adquiridos em todo processo de comunicação de sua vida escolar. É através da sociedade que se gera uma cultura, permitindo o desenvolvimento do processo, sem separação, acrescentando informações importantes na fonnação e no domínio dos conhecimentos da comunicação, que pode mediar vários tipos de comunicação, que deve ter algo a ver com a distância física entre emissor e receptor e com as localizações ñsicas. A função dos meios, neste caso, passa a ser de permitir a aproximação entre os extremos. Os meios de comunicação, sejam eles quais forem, devem contribuir com o ensino na aprendizagem, ele não toma-se um critério didático, mas transforma e proporciona uma estrutura de reflexão no ensino, levando o professor a refletir a realidade educativa de uma forma inovadora. Percebemos, por outro lado, que aos poucos a sociedade está aceitando e assumindo, cada vez mais, os meios de comunicação como parte de sua cultura, permeando mudanças no nosso século, decodificando e assumindo a importância da comunicação, que influencia o ensino, seja ele presencial ou a distância, não só pela situação do sistema social e do desenvolvimento econômico, mas pelo conservadorismo dos docentes, que precisam compreender que os meios se incorporam nos conteúdos escolares como recursos, meio e não fim.pt_BR
dc.format.extent78 f : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.titleA comunicação e a informação em programas de educação a distânciapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples