• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A rádio no espaço escolar : um estudo de caso comparativo

    Thumbnail
    View/Open
    E - ZENEIDA ALVES DE ASSUMPCAO.pdf (9.933Mb)
    Date
    2001
    Author
    Assumpção, Zeneida Alves de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Comunicação na educação
    Radio na educação
    Comunicação e educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização
    Abstract
    Resumo : O presente trabalho teve como objeto suscitar a discussão sobre a radio no espaço escolar e sua contribuição com a questão pedagogica. Além disso, pretendeu levantar alicerces para a construção de um novo espaço de articulação entre comunicação e educação na sala de aula imprescindíveis para a atual sociedade planetária. Para a realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa e pelo estudo de caso comparativo. A pesquisa qualitativa visou conhecer a opinião dos sujeitos (professores e alunos) sobre a contribuição da radio para o desenvolvimento da comunicação dos educandos por meio de entrevistas e questionário. O estudo de caso comparativo foi realizado entre duas escolas públicas municipais de Curitiba/PR para verificar a influencia e contribuição da rádio em sua aprendizagem e desenvolvimento social e cultural da programação radiofônica. Para avaliação da produção de textos escritos, tomou-se como referencial o Currículo Básico da Rede Municipal de ensino de Curitiba, Capítulo V, Língua Portuguesa, considerando a estrutura textual, sintaxe, morfologia e apresentação. Para a avaliação da oralidade (fluência verbal), trabalhou-se com a leitura de um texto informativo radiofônico e relato de um fato ou historia do cotidiano do aluno, considerando a objetividade, clareza, uso de elementos de coesão, coerência, conslstencla àl"QLll'l*lël"iÍäÍ|Vä de pontos de vista e adequação ao interlocutor e à situação (altura, tonalidade, timbre, postura e grau de formalidade). Apresentou-se um histórico da Radioeducação brasileira, pressupostos sobre a comunicação e o sociointeracionismo de Vigotski. Na analise dos resultados, procurou-se apontar as diferenças entre os dois grupos estudados (um grupo com experiência em rádio e outro sem experiência).
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66936
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [145]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV