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dc.contributor.authorFujita, Luana Suemi, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherVagetti, Gislaine Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-27T14:36:59Z
dc.date.available2020-05-27T14:36:59Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66807
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gislaine Cristina Vagettipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 130-152pt_BR
dc.description.abstractResumo: Comparar os domínios da cognição, autoeficácia e domínios da qualidade de vida nas idosas participantes, não participantes e concluintes do curso de Informática. Métodos: Pesquisa descritiva, quantitativa, comparativa e com delineamento transversal. A amostra foi composta por 98 idosas, divididas em três grupos. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes questionários: Sociodemográfico, Econômico (ABEP), Avaliação Cognitiva de Addenbroke (ACE-r), Questionário de Autoeficácia e Questionários de Qualidade de Vida (WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD) Análise dos dados: Os dados coletados de forma transversal foram testados quanto a sua normalidade, homogeneidade e simetria, sendo que os escores foram comparados em suas médias, desvio padrão e valor-p. Para dados considerados não paramétricos, intragrupo e intergrupos, foi utilizado o teste Kruskal- Wallis e para os dados paramétricos intra e intergrupos foi utilizada uma ANOVA One- Way. A significância estatística adotada nas análises foi de p<0,05. Resultados e Discussão: Na comparação dos intergrupos para os domínios da Cognição, os resultados das médias sugerem que as atividades propostas no curso não promoveram mudanças na cognição geral dos idosos, quando comparado aos outros grupos de controle (86,2 ± 5,9, para as que concluíram o curso, 85,2 ± 4,9 não fazem e nem fizeram o curso e 86,2 ± 6,0 para as que fazem o curso) e intergrupos [X²(2) = 0,555; p > 0,05 (0,758)]. Na percepção de Autoeficácia das idosas participantes da pesquisa, os resultados das médias intragrupo foram 35,7 ± 3,6, para as que concluíram o curso, 35,5 ± 2,9, para as que nunca fizeram e 36,6 ± 3,5 para as que fazem o curso, sendo que a análise intergrupos sugere que os resultados não diferem estatisticamente [X² (2) = 3,331; p > 0,05 (0,189) ]. Para a qualidade de vida, os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas tanto nas testagens com o instrumento WHOQOL-BREF, quanto para o WHOQOL-OLD. Nos escores intragrupo na testagem WHOQOL-BREF para as idosas que, concluíram o curso (76,5 ± 14,8, para as que nunca fizeram o curso (77,2 ± 15,4) e para as que fazem o curso (74,6 ± 15,1) e intergrupos [X² (2) = 0,583; p > 0,05 (0,747) ]. Para o teste WHOQOL-OLD, as médias apuradas para qualidade de vida geral foram 79,4 ± 7,9 para as que concluíram o curso, 78,1 ± 9,5, para as que nunca fizeram o curso e 79,9 ± 10,0 para as que fazem o curso e a análise intergrupos resultou [F (2,95) = 0,351; p > 0,05 (0,705) ]. Constatamos que o curso de Informática não influenciou a cognição, autoeficácia e qualidade de vida, não foram encontradas mudanças estatisticamente significativas intra e intergrupos, após as intervenções nas análises quantitativas. Conclusão: O curso de informática realizado aponta para o fato de que o processo de alfabetização em informática pode ter servido para o GE mais como um mecanismo de prevenção de déficit cognitivo em idosos saudáveis. Palavras-chave: Educação Permanente. Informática para idoso. Universidade Aberta para a Terceira Idade. Envelhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: To compare the domains of cognition, self-efficacy and domains of quality of life in the elderly participants and not participants in the course of Informatics. Methods: Descriptive, quantitative, comparative and cross-sectional research. The sample consisted of 98 elderly women, divided into three groups. For data collection, the following questionnaires were used: Sociodemographic, Economic (ABEP), Addenbroke Cognitive Assessment (ACE-r), Autoefficacy Questionnaire and Quality of Life Questionnaires. (WHOQOL-BREF and WHOQOL-OLD. Data Analyze:The data collected crosswise were tested for normality, homogeneity and symmetry, and the scores were compared in their means, standard deviation and p-value. For nonparametric, intragroup and intergroup data, the Kruskal-Wallis test was used and for the intra and intergroup parametric data a One-Way ANOVA was used. The statistical significance adopted in the analyzes was p <0.05. The results were transcribed and presented in tables. Results and Discussion: When comparing the intergroups for the Cognition domains, the average results suggest that the activities proposed in the course did not promote changes in the general cognition of the elderly, when compared to the other control groups (86.2 ± 5.9, for those who concluded the course, 85.2 ± 4.9 do not and did not do the course and 86.2 ± 6.0 for those who do the course) and intergroups [X² (2) = 0.555; p> 0.05 (0.758)]. In the perception of selfefficacy of the elderly participants, the results of the intragroup averages were 35.7 ± 3.6, for those who completed the course, 35.5 ± 2.9, for those who never did and 36.6 ± 3. , 5 for those taking the course, and the intergroup analysis suggests that the results do not differ statistically [X² (2) = 3,331; p> 0.05 (0.189)]. For quality of life, the results showed no statistically significant differences in either the WHOQOL-BREF or WHOQOL-OLD tests. In the intra-group WHOQOL-BREF test scores for the elderly who completed the course (76.5 ± 14.8, for those who never attended the course (77.2 ± 15.4) and for those who did the course (74 6 ± 15.1) and intergroups [X² (2) = 0.583; p> 0.05 (0.747)] For the WHOQOL-OLD test, the averages for overall quality of life were 79.4 ± 7.9 for those who completed the course, 78.1 ± 9.5 for those who never took the course and 79.9 ± 10.0 for those taking the course and the intergroup analysis resulted [F (2.95) = 0.351 ; p> 0.05 (0.705)]. We found that the informatics course did not influence cognition, self-efficacy and quality of life, and no changes were considered statistically considered intra and intergroups, after being used in quantitative analyzes. Conclusion: The computer course held points to the fact that the computer literacy process may have served the GE more as a mechanism for preventing cognitive impairment in healthy elderly people. Keywords: Permanent Education. Informatics for the elderly. University open for seniors Aging.pt_BR
dc.format.extent184 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIdosos - Qualidade de vidapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectInformática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleComparação da cognição, autoeficácia e qualidade de vida entre idosas participantes, não participantes e concluintes do curso de informáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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