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dc.contributor.authorCunha, Maria Onyszkiewicz dapt_BR
dc.contributor.otherEspejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T19:06:10Z
dc.date.available2020-05-19T19:06:10Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66780
dc.descriptionOrientador: Marcia Maria Bortolocci Espejopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negociospt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho apresenta um estudo sobre empresas familiares focando em especial uma empresa familiar que sobrevive há mais de 40 anos no mercado. Empresa de pequeno porte, indústria na confecção de calhas industriais para uso domestico ou não, na qual ao longo do tempo passou por várias situações, planos econômicos e por ultimo enfrenta sua primeira sucessão. Além dos estudos qualitativos, tem também a técnica de entrevista com colaboradores e administradores e a realização de um diagnóstico empresarial. Demais sócios também colaboraram com o estudo. Sugestões dos próprios entrevistados são apresentadas no estudo, sendo proposto uma reestruturação para a empresa diante do diagnóstico constatado, a fim de facilitar o processo, minimizar conflitos, contribuir para um melhor planejamento, uma boa administração e um ótimo relacionamento humano. A empresa necessita de uma reorganização em todos os seus setores. A proposta a ser apresentada respeita logicamente a hist6ria da empresa, sua cultura e sua forma, na tentativa de mostrar aos seus administradores uma possível estratégia de reorganização que proporcione harmonização na empresa, integração entre pessoas e viabilidades que proporcionam resultados econômicos mais satisfatórios, segurança e sobrevivência empresarial. A proposta de reestruturação apresenta Relevância em relação ao tema, por conta de que 90 % das empresas no Brasil são familiares e necessitam de uma boa gestão administrativa onde seus acionistas possam receber o retorno dos investimentos, seus colaboradores fiquem satisfeitos com o emprego gerado e seus clientes satisfeitos e principalmente mudar as estatísticas que reforçam a tese " pai rico, filho nobre e neto pobre, propiciando assim a continuidade da empresa.pt_BR
dc.format.extent70 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectEmpresas familiares - Planejamentopt_BR
dc.titleDiagnóstico de uma empresa familiar : uma proposta de reestruturaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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