Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartinez, Ron, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Jéssica Boron, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherGomes, Maria Lúcia de Castropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T22:15:54Z
dc.date.available2020-10-27T22:15:54Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66577
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronald Barry Martinezpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dra. Maria Lucia de Castro Gomespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/04/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 53-56pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação de Mestrado teve por objetivo aplicar um teste de percepção com características identificatórias, para a observação da percepção de phrasal verbs do inglês por falantes brasileiros. O embasamento teórico utilizado no estudo tem foco no conceito de língua como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC) (BECKNER et al., 2009; LARSEN-FREEMAN, 1997, 2006, 2007; PAIVA, 2009); nos estudos da Fonologia de Uso (BYBEE, 2001, 2010); nos estudos das multi-word expressions (MWE) (ELLIS, 1996, 2003; LIN, 2009, 2010,2012) e na percepção em língua estrangeira (PEROZZO; ALVES, 2012). A hipótese desta pesquisa levou a frequência de ocorrência dos phrasal verbs como um fator relevante na percepção desses em contexto, contudo os dados trouxeram respostas diferentes da hipótese original. A aplicação do teste foi feita com dez participantes, os quais identificaram phrasal verbs do inglês americano que eram monossilábicos, finalizados em consoante /t/ e seguidos por preposição iniciada em vogal, como os exemplos get along e let up. O teste foi desenvolvido no programa TP (RAUBER et al., 2012) e nele continham 12 itens, que foram aplicados aleatoriamente e repetidos por três vezes não consecutivas com cada um dos participantes. A aplicação durou cerca de 15 minutos e a coleta de dados foi feita por um questionário pré-teste, pela aplicação do TP individualmente e por um questionário pós-teste. No questionário pré-teste foram coletadas informações sobre o perfil dos participantes: homens entre 20 e 30 anos, estudantes do quinto período de um curso de Letras da cidade de Curitiba. Nove entre os dez participantes não tiveram a experiência de morar fora do Brasil e todos passaram por um teste de nivelamento de proficiência no curso de Letras em que são alunos. Todos foram classificados como nível de proficiência avançado. O teste de percepção trouxe resultados intraparticipante, haja vista que o embasamento teórico desta pesquisa é cunhado na perspectiva de língua como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC), o qual tem a individualidade do falante como aspecto importante. A frequência de ocorrência dos phrasal verbs foi a base da escolha de quais expressões comporiam o teste, para as quais utilizou-se o COCA (Corpus of Contemporary American English) como fonte. Palavras-chave: Sistema Adaptativo Complexo teste de percepção, identificação, frequência de ocorrência de item, phrasal verbs.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This Master's thesis aimed at applying a perception test with identifying characteristics, for the observation of the perception of phrasal verbs of English by Brazilian speakers. The theoretical basis used in the study focuses on the concept of language as a Complex Adaptive System (CAS) (BECKNER et al., 2009; LARSEN-FREEMAN, 1997, 2006, 2007; PAIVA, 2009); in the Phonology of Use studies (BYBEE, 2001, 2010); in the studies of Multi-word Expressions (MWE) (ELLIS, 1996, 2003, LIN, 2009, 2010,2012) and in foreign language perception (PEROZZO; ALVES, 2012). The hypothesis of this research led to the frequency of occurrence of phrasal verbs as a relevant factor for their perception in context; however, the data brought different answers from the original hypothesis. The application of the test was done with ten participants, who identified phrasal verbs of American English that were monosyllabic, finalized in consonant /t/ and followed by preposition initiated in vowel, such as 'get along' and 'let up'. The test was developed in the TP software (RAUBER et al., 2012) and contained 12 items, which were randomly applied and repeated three non-consecutive times with each participant. The application lasted about 15 minutes and the data collection was done by a pre-test questionnaire, by the application of the TP individually and by a post-test questionnaire. In the pre-test questionnaire were collected information about the profile of the participants: men between 20 and 30 years old, students of the fifth period of a course of Letters of the city of Curitiba. Nine of the ten participants did not have the experience of living outside Brazil and all passed a proficiency level test in the course of letters in which they are students. All were classified as advanced proficiency level. The perception test brought intraparticipant results, since the theoretical basis of this research is coined in the perspective of language as a Complex Adaptive System (CAS), which has the individuality of the speaker as an important aspect. The frequency of occurrence of phrasal verbs was the basis for choosing which expressions would compose the test, for which the COCA (Corpus of Contemporary American English) was used as the source. Keywords: Complex Adaptive System, perception test, identification, token frequency, phrasal verbs.pt_BR
dc.format.extent80 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Fonologiapt_BR
dc.subjectLinguagem - Testes de aptidãopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA percepção de phrasal verbs com /t/ final e suas relações com a frequência de uso : um teste de identificaçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples