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dc.contributor.authorPaula, Adalberto Penha de, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-27T14:54:49Z
dc.date.available2020-05-27T14:54:49Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66573
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Leilah Santiago Bufrempt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 239-255pt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa sobre as relações entre a Educação do Campo, o território e a escola da/na ilha em uma comunidade tradicional no litoral do Paraná. Tem por objetivo geral compreender o significado que a educação e a escola do campo da/na ilha têm para as comunidades do litoral paranaense na relação com o território. Como objetivos específicos propõe: a) distinguir as características que constituem a identidade do sujeito do campo das ilhas; b) analisar as concepções e princípios que fundamentam a proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense; c) caracterizar as relações entre a comunidade e a escola localizada na ilha; d) identificar os significados que a escola tem para a comunidade em uma ilha situada em Guaraqueçaba no estado do Paraná; e e) discutir as relações entre os conhecimentos tradicionais e o conhecimento científico. O percurso teórico metodológico assume a concepção dialética do conhecimento e utiliza técnicas e procedimentos pertinentes ao enfoque metodológico da abordagem de pesquisa do tipo etnográfica. Realiza observação participante, registro no caderno de campo, fotografias, questionários, entrevistas e estudo documental para produzir os dados e busca, na análise de conjuntura, os aportes necessários para o desvelamento da realidade. Constata como principais resultados da pesquisa que: as contribuições das produções acadêmicas sobre Educação do Campo se ampliaram, embora o campo seja propício para a realização de novas pesquisas, com outros enfoques e propostas; é preciso avançar com os processos realizados pela escola dentro das comunidades, para a devida relação entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos científicos; o projeto de Educação do Campo no estado do Paraná se posiciona junto à classe trabalhadora. No contexto das ilhas do litoral paranaense, reconhece a ousadia da Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas em propor uma experiência contra hegemônica com o conhecimento. Constata que, embora práticas educativas já busquem articular cultura, trabalho enquanto modo de vida e o território, ainda há espaço para intensificar e aprofundar estas questões, consideradas essenciais na luta pela escola do campo da/na ilha. A partir das experiências com o conhecimento na realização desta pesquisa, enuncia a tese produzida, isto é, a articulação e integração entre a escola, a comunidade e o território pode ensejar um movimento de resistência e fortalecimento nos processos vividos dentro e fora da escola. Argumenta que esses processos vão ao encontro de ações e práticas de existências e re-existências dos seus modos de vida e das suas identidades coletivas. Conclui pela necessidade de que os sujeitos envolvidos na relação escola, comunidade e território busquem estratégias de aproximação e rompimento das fronteiras da alteridade. Palavras-chave: Educação no território. Escola do campo da/na ilha. Sujeito das ilhas. Conhecimento tradicional. Litoral paranaense.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Research on the relationship between Countryside Education, the territory and the school of the island in a traditional community on the coast of Paraná. Its general objective is to understand the meaning that the education and school of the countryside of the island has for the communities of the coast of Paraná in relation to the territory. As specific goal proposes: a) distinguish the characteristics that constitute the identity of the countryside subject who live on islands; b) analyze the conceptions and bases that underlie the pedagogical proposal of the schools of islands of the Paraná coast; c) characterize the relations between the community and the school located in the island; d) identify the meanings that the school has for the community in an island located in Guaraqueçaba town on the state of Paraná; and e) discuss the relationship between traditional knowledge and scientific knowledge. The methodological theoretical pathway assumes the dialectical conception of knowledge and uses techniques and procedures pertinent to the methodological approach of the ethnographic research approach. Performs participant observation, record in the field notebook, photographs, questionnaires, interviews and documentary study to produce the data and seeks, in the conjuncture analysis, the necessary inputs for the unveiling of reality. Notes that the main results of the research are that: the contributions of academic productions on Countryside Education have expanded, although the field is conducive to conducting new research, with other approaches and proposals; It is necessary to advance with the processes carried out by the school within the communities, for the proper relationship between traditional knowledge and scientific knowledge; The Countryside Education project in the state of Paraná is positioned with the working class. In the context of the islands of the Paraná Coast, recognizes the boldness of the Pedagogical Proposal of the Schools of the Islands to propose a counterhegemonic experience with knowledge. Notes that, although educational practices already search to articulate culture, work as a way of life and the territory, there is still space for intensify and deepen these issues, considered essential in the struggle for the countryside school on the island. From the experiences with knowledge in the accomplishment of this research, it states the thesis produced, that is, the articulation and integration between the school, the community and the territory can give rise to a movement of resistance and strengthening in the processes lived inside and outside the school. It argues that these processes meet the actions and practices of existences and re-existences of their ways of life and their collective identities. It concludes by the necessity of the subject involved in the relation school, community and territory seek strategies of approximation and rupture of the borders of the otherness. Keywords: Education in the territory. Countryside school on/of island. Subject from islands. Traditional knowledge. Paraná coast.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Investigación sobre la relación entre la Educación del Campo, el territorio y la escuela de/en la isla en una comunidad tradicional en la costa de Paraná. Su objetivo general es comprender el significado que la educación y escuela del campo de la isla tiene para las comunidades de la costa de Paraná en relación con el territorio. Como objetivos específicos propone: a) distinguir las características que constituyen la identidad del sujeto del campo de las islas; b) analizar las concepciones y principios que son fundamentos en la propuesta pedagógica de las escuelas de las islas de la costa de Paraná; c) caracterizar las relaciones entre la comunidad y la escuela ubicada en la isla; d) identificar los significados que la escuela tiene para la comunidad en una isla ubicada en Guaraqueçaba en el estado de Paraná; y e) discutir la relación entre el conocimiento tradicional y el conocimiento científico. La vía teórica metodológica asume la concepción dialéctica del conocimiento y utiliza técnicas y procedimientos pertinentes al enfoque metodológico del enfoque de investigación etnográfica. Realiza la observación participante, registra en el cuaderno de campo, fotografías, cuestionarios, entrevistas y estudio documental para producir los datos y busca, en el análisis de la coyuntura, las entradas necesarias para la revelación de la realidad. Señala que los principales resultados de la investigación son que: las contribuciones de las producciones académicas acerca de la Educación del Campo se han ampliado, aunque el campo es propicio para realizar nuevas investigaciones, con otros enfoques y propuestas; Es necesario avanzar en los procesos que lleva a cabo la escuela dentro de las comunidades, para la correcta relación entre el conocimiento tradicional y el conocimiento científico; El proyecto de Educación del Campo en el estado de Paraná se posiciona con la clase trabajadora. En el contexto de las islas de la costa de Paraná, reconoce la audacia de la Propuesta Pedagógica de las Escuelas de las Islas en proponer una experiencia contra hegemónica con conocimiento. Señala que, aunque las prácticas educativas ya buscan articular la cultura, el trabajo como una forma de vida y el territorio, todavía hay espacio para intensificar y profundizar estos temas, considerados esenciales en la lucha por la escuela del campo de la/en la isla. A partir de las experiencias con el conocimiento en la realización de esta investigación, enuncia la tesis producida, es decir, la articulación e integración entre la escuela, la comunidad y el territorio puede dar lugar a un movimiento de resistencia y fortalecimiento en los procesos vividos dentro y fuera de la escuela. Sostiene que estos procesos cumplen con las acciones y prácticas de existencias y re-existencias de sus formas de vida y sus identidades colectivas. Concluye por la necesidad de que los sujetos involucrados en la relación escuela, comunidad y territorio busquen estrategias de acercamiento y ruptura de las fronteras de la alteridad. Palabras clave: Educación en el territorio. Escuela de campo de/en la isla. Sujeto de las islas. Conocimientos tradicionales. Costa Paraná.pt_BR
dc.format.extent257 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Guaraqueçaba (PR)pt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectIlhas - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelações entre educação do campo e o território : significados da escola da/na Ilha para uma comunidade tradicional de Guaraqueçaba no litoral do Paranápt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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