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dc.contributor.authorBonfim, Leandro Rodrigo Canto, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherSegatto, Andrea Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-26T19:33:40Z
dc.date.available2020-05-26T19:33:40Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66494
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Andréa Paula Segattopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 07/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 185-201pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta tese de doutorado é entender como mercados híbridos (mercados influenciados por múltiplas lógicas institucionais em seus quatro elementos componentes, ou seja, alocação de recursos e infraestrutura de mercado, regulamentação, classificação de atores e produtos no mercado e avaliação por públicos internos e externos) emergem a partir da complexidade institucional e do trabalho institucional realizado pelos atores sociais no contexto da inovação urbana nos sistemas de transporte público. Problematizamos a partir da literatura existente de sociologia dos mercados, complexidade institucional e trabalho institucional, bem como nos campos da organização híbrida para elaborar um conceito de mercados híbridos e identificar ferramentas analíticas para investigar o fenômeno do surgimento de mercados híbridos. Conduzimos uma investigação aprofundada com base em um estudo de caso único qualitativo do desenvolvimento do sistema de transporte rápido de ônibus em Curitiba, Brasil. Coletamos dados por meio de 24 entrevistas semiestruturadas com 23 informantes-chave, além de coletar 98 arquivos documentais e 614 artigos de jornal a partir de dados de cobertura da mídia. Adotamos a metodologia Grounded Theory para analisar os dados e para apresentar uma teoria emergente processual sobre o surgimento de mercados híbridos por meio de trabalho institucional em contextos institucionalmente complexos. Nossos resultados mostram que o processo de emergência do mercado híbrido começa com um trabalho relacional, simbólico e material para reforçar a lógica da relação custo-eficácia, mas também sofre influência de uma lógica alternativa, na alocação de recursos e na construção de infraestrutura de mercado (trabalho de alocação). O próximo estágio em que múltiplas lógicas influenciam o trabalho institucional é criar e/ou alterar a estrutura de regulamentação do mercado (trabalho de regulação). Também encontramos complexidade e trabalho institucional estabelecendo os atores que poderiam operar no mercado híbrido e com que tipo de produto (trabalho de classificação). Finalmente, nossos resultados demonstram que todas as lógicas institucionais identificadas (lógica de custo-eficácia, ambiental, estética e humanizadora) influenciam o processo de expansão e difusão do mercado, alterando a forma como o público (interno e externo) avalia o sistema de transporte baseado em ônibus rápido (trabalho de avaliação). Vimos também que o número de múltiplas lógicas que influenciam o mercado de transporte rápido de ônibus cresceu à medida que o mercado híbrido evoluiu através dos estágios de desenvolvimento, ou seja, argumentamos que a hibridação do mercado envolve o processo de escalada da complexidade institucional. Argumentamos que o processo de desenvolvimento do sistema de transporte rápido de ônibus em Curitiba contribui com a indústria global de ônibus, especialmente em termos de uso das relações organizacionais e interorganizacionais (trabalho relacional), alterando a estrutura física das cidades e seus equipamentos (trabalho material) e utilizando o discurso e a linguagem (trabalho simbólico) para reduzir os custos de transporte público (custo-eficácia), mitigar o impacto causado ao meio ambiente (ecológica), levar desenvolvimento socioeconômico para áreas empobrecidas e justiça social para os cidadãos das cidades modernas (humanizadora), e fazer tudo isso através de um design inteligente que faz do transporte público parte da paisagem urbana moderna (estética). Palavras-chave: Bus rapid transit. Complexidade institucional. Inovações Urbanas. Mercados híbridos. Trabalho institucional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this doctoral dissertation is to understand how hybrid market (markets which are influenced by multiple institutional logics in their four composing elements, that is, allocation of resources and market infrastructure, regulation, classification of the actors and products in the market, and evaluation by internal and external audiences) can emerge through the institutional complexity and institutional work performed by social actors in the context of urban innovation in transport systems. We problematize from the extant literature in the sociology of markets, institutional complexity and institutional work, as well as in the hybrid organization fields to elaborate a concept of hybrid markets and analytical tools for the phenomenon of hybrid markets' emergence. We conduct an in-depth investigation based on a qualitative single case study of the development of the bus rapid transit system in Curitiba, Brazil. We collected data through 24 semi-structured interviews with 23 key informants as well as gathered 98 archival material and 614 newspaper articles from media coverage data. We adopt a Grounded Theory methodology for analyzing the data to present an emerging process theory about the emergence of hybrid markets through institutional work in institutionally complex contexts. Our results show that the process of hybrid market emergence starts with relational, symbolic and material work to reinforce the cost-efficacy logic, but also suffering influence of an alternative logic, in the allocation of resources and on the construction of market infrastructure (allocation work). The next stage in which multiple logics influence institutional work is at creating and/or changing the regulatory structure of the market (regulation work). We also find institutional complexity and institutional work by establishing the actors that would be allowed to operate in the hybrid market and with which kind of product (classification work). Finally, our results show that all institutional logics identified (costefficacy, environmental, aesthetic, and humanizing logics) influence the process of market expansion and diffusion by changing how the audience (internal and external) valued bus-based transport system (evaluation work). We also find that the number of multiple logics influencing the bus rapid transit market has grown as the hybrid market evolved through the stages of development, that is, we argue that market hybridizing involves the process of escalating institutional complexity throughout the time. We argue that the process of development of the Bus Rapid Transit system in Curitiba contributes to the whole bus industry even at a global level, especially in terms of using the organizational and interorganizational relationships (relational work), changing the physical structure of cities and its equipment (material work), and using the discourse and language (symbolic work) reducing the costs of public transport (cost-efficacy logic), mitigating the impact caused to the environment in terms of polluting gases emission (ecology logic), bringing development to impoverished areas and taking social justice for the citizens of modern cities (humanizing logic), and making all these things through an intelligent design that is able to turn the public transport into an harmonious part of the modern urban landscape (aesthetic logic). Keywords: Bus rapid transit systems. Hybrid markets. Institutional complexity. Institutional work. Urban Innovations.pt_BR
dc.format.extent223 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.titleThe emergence of hybrid markets from urban innovations : the case of the bus rapid transit market in Curitiba, Brazilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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