Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHeemann, Adriano, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorFontana, Isabela Mantovani, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-25T22:45:26Z
dc.date.available2021-06-25T22:45:26Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66460
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Adriano Heemannpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 18/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 117-133pt_BR
dc.description.abstractResumo: O processo design de produtos voltados para a produção através da manufatura tradicional apresenta metodologias e ferramentas já consolidadas, assim como estudos que abordam a colaboração entre os atores desse processo. Porém, o processo tradicional de design apresenta limitações para conseguir responder as exigências necessárias para que seja possível implementar o design para customização em massa (CM) nas empresas atualmente. Uma das formas de facilitar o processo da customização em massa é utilizando-se do design colaborativo. Considerando a inexistência de conhecimento estruturado que habilite a colaboração no design para customização em massa, um quadro teórico elaborado nesta tese evidencia uma lacuna na utilização concomitante destes conceitos, apesar da literatura indicar a importância da colaboração dos participantes do processo de design para customização em massa. Assim a presente pesquisa responde como viabilizar a colaboração entre os participantes no design para a customização em massa. Essa problemática é abordada de forma a descrever como habilitar a colaboração entre os participantes no design para a customização em massa e isso é alcançado através do desenvolvimento de um habilitador para o design colaborativo para customização em massa. Para tanto, este documento descreve a identificação de fatores críticos de sucesso para a customização em massa e para a colaboração no design de produtos. Essa identificação é feita por meio de uma revisão de literatura e de estudos de caso. Os fatores identificados são, então, utilizados para o desenvolvimento do habilitador. Esse habilitador se deu em formato de e-book e foi desenvolvido com o intuito de disseminar conhecimento principalmente para micro e pequenas empresas do Brasil que ofertam produtos customizados em massa. Palavras Chave: Design colaborativo. Customização em massa. Desenvolvimento de produto. Habilitador.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The product design process focused on production through traditional manufacturing has already consolidated methodologies and tools, as well as studies that address collaboration between the actors in this process. However, the traditional design process has limitations in order to be able to meet the necessary requirements so that it is possible to implement the design for mass customization (MC) in companies today. One of the ways to facilitate the mass customization process is by using collaborative design. Considering the lack of structured knowledge that enables collaboration in design for mass customization, a theoretical framework elaborated in this thesis highlights a gap in the concomitant use of these concepts, despite the literature indicating the importance of the collaboration of the participants in the design process for mass customization. Thus, this research answers how to enable collaboration between participants in the design for mass customization. This issue is addressed to describe how to enable collaboration between participants in the design for mass customization and this is achieved through the development of an enabler for collaborative design for mass customization. To this end, this document describes the identification of critical success factors for mass customization and collaboration in product design. This identification is made through a literature review and case studies. The identified factors are then used for the development of the enabler. This enabler took place in e-book format and was developed with the aim of disseminating knowledge mainly to micro and small companies in Brazil that offer mass customized products. Key words: Collaborative design. Mass customization. Product development. Enabler.pt_BR
dc.format.extent158 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesign - Desenvolvimento de produtospt_BR
dc.subjectCustomização em massapt_BR
dc.subjectDesign colaborativopt_BR
dc.titleHabilitador para colaboração no design para a customização em massa em micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples