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dc.contributor.advisorBenthien, Rafael Faraco, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Otto B. de, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-18T20:44:31Z
dc.date.available2020-08-18T20:44:31Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66343
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Faraco Benthienpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 17/01/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 145-149pt_BR
dc.description.abstractResumo: "Estilo" tornou-se um conceito utilizado na articulação do discurso sobre a arquitetura a partir primeira metade do século XIX nos estados germânicos. Seu uso era um meio de se referir a produção arquitetônica do passado e, da mesma forma, estabelecer escolhas para uso corrente. Tendo isso em vista, o objetivo da presente pesquisa é compreender as visões de passado, presente e futuro que convergiam através das escolhas de um determinado estilo histórico em arquitetura nos estados germânicos na primeira metade do século XIX. Para estabelecer "estilo" como ponto de convergência entre diferentes temporalidades, buscou-se recuperar a historicidade e as tensões inerentes ao termo através de textos de quatro autores que discorreram sobre o tema entre os anos de 1828 e 1846, são eles: Heinrich Hübsch (1795- 1863), Carl Albert Rosenthal (1801-1879), Johann Heinrich Wolff (1792-1869) e Carl Gottlieb Wilhelm Bötticher (1806-1899). A hipótese é que o conceito de estilo por eles articulado como forma de prover uma nova legitimação para a arquitetura, reconciliando a escolha no presente com a tradição herdada do passado, tudo isso com vistas ao futuro. Nesse sentido, "estilo" teve que lidar com as transformações ocorridas na arquitetura no início do século XIX, que viu seu campo de atuação ser divido entre seus aspectos técnicos e construtivos, objetivos (techné); e estéticos e evocativos, subjetivos (poiesis), algo que influenciou a leitura dos estilos históricos do passado. A análise dos textos levou à conclusão de que os autores decompõem cada estilo histórico investigado em princípios, ou "estilemas", divididos dentro da mesma dualidade de techné e poiesis, ou estilemas técnico-construtivos e estilemas evocativos, respectivamente. As qualidades de cada estilo, e seus estilemas, são avaliadas similarmente entre os autores, a mudança está na hierarquização de qual estilema é capaz de tecer mais vínculos com as necessidades do presente, critério a partir do qual cada um realiza sua escolha, ou aponta para um estilo histórico que necessita de desenvolvimento para adequação ao tempo no qual escreviam. Palavras-chave: Estilo. Estilema. Arquitetura alemã. Século XIX.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: "Style" has become a concept used in articulating the discourse about architecture since the first half of the 19th century in the Germanic States. Its use was the means by which the architectural production of the past could be redefined, as well as choices for current use could be established. For this reason the aim of the present research is to understand the visions of the past, present and future which converged through a specific historical style in architecture in the first half of the 19th century. In order to establish "style" as a point of convergence of different temporalities an effor has been made to recuperate both the historicity of the term and its intrinsic tensions through the use of texts by four authors who wrote about the subject between the years 1828 and 1846: Heinrich Hübsch (1795-1863), Carl Albert Rosenthal (1801-1879), Johann Heinrich Wolff (1792-1869) e Carl Gottlieb Wilhelm Bötticher (1806-1899). The hypothesis is that the concept of style has been articulated as a way of providing new legitimacy to architecture, reconciling a choice in the present with the tradition inherited from the past, with views towards the future. In this sense, "style" had to handle the transformations which occurred in architecture in the beginning of the 19th century, whose field of action had to face the division between its technical and constructional aspect, i.e. objective aspect (techné) and its aesthetic and evocative aspect, i.e. subjective aspect (poiesis). This has influenced the reading of historical styles of the past. The analysis of those texts has led to the conclusion that the authors mentioned above decompose each style investigated into principles, or "styleme", following the same dualistic division of techné e poiesis, technical-constructional stylemes and evocative stylemes, respectively. The qualities of each style, as well as its stylemes, are evaluated similarly by all four authors. The difference is in determining the hierarchy of which feature would be able to establish more links to needs in the present. This hierarchy would establish the criteria by which each one makes their choices, or points out one specific historical style in need of development so as to allow adequacy to the times in which they were writing. Keywords: Style. Styleme. German architecture. 19th Century.pt_BR
dc.format.extent149 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArquitetura alemãpt_BR
dc.subjectArquitetura - Alemanha - História - Séc. XIXpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleEntre techné e poiesis : visões de passado e futuro no debate sobre o estilo nos estados germânicos, 1828-1846pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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