Show simple item record

dc.contributor.advisorMartins, Tomás Sparano, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorGomes, Paulo Morilha Lanzarini, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-26T19:32:26Z
dc.date.available2020-05-26T19:32:26Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66282
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Tomas Sparano Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 27/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As pequenas e médias organizações inseridas no contexto da hospitalidade brasileira são caracterizadas por enfrentarem concorrência de diferentes frentes. Entre elas, estão as demais organizações do mesmo setor, e opções substitutivas oriundas de aplicativos de economia compartilhada, por exemplo. Por isto, estas organizações buscam desenvolver habilidades orientadas para o mercado objetivando reter e satisfazer seus clientes. Ao mesmo tempo, estas organizações engajam em comportamentos relacionados a difusão e transmissão das mensagens das suas ofertas. No entanto, a dificuldade de se adaptar a literatura referente a organizações de grande porte, para o contexto de PMEs requer uma abordagem diferente, condizente com a realidade das PMEs, quanto às práticas e habilidades de pesquisa de mercado e utilização destas informações. Similarmente, a literatura referente a PMEs é insipiente em relação à forma como PMEs podem aplicar suas capacidades de forma a se obter o melhor desempenho em termos financeiros. Assim, este trabalho objetivou demonstrar o efeito mediador da capacidade de comunicação integrada de marketing na relação entre os sub constructos da orientação para o mercado e o desempenho organizacional. Para tanto, um estudo envolvendo 197 pequenas e médias empresas do setor da hospitalidade no Brasil foram pesquisadas. Os resultados foram examinados por meio de técnicas de modelagem de equação estrutural de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Como resultado, descobriu-se que os sub constructos da OM influenciam de forma diversa o desenvolvimento de capacidades de CIM ou o alcance de objetivos organizacionais. Este estudo buscou suprir três lacunas na literatura. A primeira, referente às atividades relacionadas a OM e a importância e relevância de cada uma destas atividades de forma isolada e sua contribuição para os objetivos da organização. A segunda, referente ao desenvolvimento teórico da capacidade de CIM como um fator que influencia o alcance de desempenho organizacional superior. Finalmente, a terceira é referente aos sub constructos da OM e a integração e responsividade em relação ao mercado e o desenvolvimento da capacidade de CIM. Além disto, este estudo contribui para a prática gerencial de marketing ao evidenciar a importância da comunicação em organizações engajadas em comportamentos orientados para o mercado. Da mesma forma, demonstra-se que mesmo organizações em situação de constrição de recursos podem alcançar desempenho satisfatório Palavras-chave: orientação para o mercado, capacidade de comunicação integrada de marketing, desempenho organizacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Small and medium enterprises in the context of hospitality in Brazil are characterized by facing competition on different fronts. Among these fronts are competitors of the same industrial sector, as well as substitutive options from shared economy apps, for example. For this reason, such organizations seek to develop market-oriented abilities, aiming to retain and satisfy their customers. At the same time these organizations engage in disseminating and sharing messages regarding their offers. However, the challenge in transferring knowledge related to large sized organizations to the SME context requires a different approach, consonant with SMEs characteristics, regarding market research practices and abilities, and usage of such information. Similarly, the literature about SMEs is quite incipient regarding how SMEs can apply their capabilities in order to obtain better performance in terms of finance. Thus, this study aimed to demonstrate the mediator effect of the integrated marketing communications capabilities in the relationship between the sub constructs of MO and organizational performance. For such, a study with 197 SMEs in the Brazilian hospitality industrial sector has been conducted. The results were then analyzed through partial least square structural equation modeling (PLS-SEM) technique. The results showed that the sub constructs of MO influence diversely the development of IMC capabilities and organizational objectives. The aim of this study was to abridge three gaps identified in the literature. The first, regarding activities related to MO, the importance and relevance of each of these activities, and their contribution to the organizational objectives. The second regarding the theoretical development to the IMC capability as a driver of superior organizational performance. Finally, the third regards the sub constructs of MO and how integration and responsiveness relates to the development of IMC capabilities. Besides, this study also contributes to managerial marketing practices as it evidences the importance of communications to organizations engaged in market-oriented behaviors. Likewise, it demonstrates that even organizations facing resource constraint can have satisfactory performance. Key-words: market orientation, integrated marketing communications capabilities, organizational performance.pt_BR
dc.format.extent[158] p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Desempenhopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleO efeito mediador da capacidade de comunicação integrada de marketing na relação entre a orientação para o mercado e o desempenho organizacionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record