Desenvolvimento, tecnologia e extensão universitária : um olhar a partir da economia solidária
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Data
2019Autor
Neves, Jessica Gislaine das, 1993-
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Resumo: Este trabalho é o resultado de pesquisa de mestrado do Programa de Pósgraduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável - PPGDTS, UFPR Litoral, o qual traz aproximações a acerca do desenvolvimento por meio da Economia Solidária. O objetivo geral dessa dissertação foi investigar a(s) perspectiva(s)s dos docentes atuantes em projetos/programas de extensão universitária nas instituições de ensino superior públicas do município de Paranaguá-PR quanto à compreensão da relação entre o papel social da instituição e as interações entre Economia Solidária e as tecnologias. Os objetivos específicos foram: apresentar a trajetória e a atuação dos docentes extensionistas em Economia Solidária nas instituições de ensino superior públicas do município de Paranaguá; verificar a percepção destes docentes em relação ao papel social da instituição, considerando as insituições de ensino como atores que podem contribuir para o Desenvolvimento Territorial Sustentável; pesquisar quais projetos/programas de extensão dialogam com a perspectiva da Economia Solidária nas instituições de ensino superior públicas do município de Paranaguá e; compreender como os docentes extensionistas percebem as tecnologias para subsidiar as ações de Economia Solidária em seus projetos/programas de extensão dessas instituições. Para isto, adentramos nos debates conceituais/teóricos acerca do desenvolvimento (DENARDIN, 2016; VIEIRA, 2013), tecnologia (FEENBERG, 2010; DAGNINO, 2014) e Economia Solidária (GAIGER, 2008; SINGER, 2004). Como metodologia, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), através de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas (com roteiro semiestruturado) com docentes e diretoras de extensão das duas instituições de ensino superior públicas de Paranaguá-PR. Realizamos a análise de conteúdo. Concluímos que as ações de extensão voltadas à Economia Solidária das instituições de ensino superior públicas de Paranaguá são iniciativas socioeconômicas contributivas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, pois: aproximam as instituições de ensino da comunidade, tornando-as mais engajadas socialmente; fomentam o envolvimento social e comunitário; apoiam iniciativas de trabalho coletivo, auxiliando grupos de trabalho a acessarem tecnologias e saberes; e fortalecem relações sociais pautadas nos princípios de solidariedade, democracia e cooperação. Palavras-chave: Socioeconomia. Ensino Superior. Teoria Crítica da Tecnologia. Desenvolvimento territorial sustentável. Paranaguá. Abstract: This work is the result of a master's research of the Postgraduate Post- Graduation Program in Sustainable Territorial Development - PPGDTS-UFPR, Coast Branch, which brings about approaches to development through the Solidary Economy - ECOSOL. The general objective of this dissertation was to investigate the perspective (s) of professors working in university extension projects/programs in public higher education institutions in the city of Paranaguá-PR regarding the understanding of the relationship between the institution's social function and the interactions between Solidarity Economy and technologies. The specific objectives were: to present the trajectory and the performance of the extensionist teachers in Solidarity Economy in the public higher education institutions of the municipality of Paranaguá; verify the perception of these teachers concerning the social role of the institution, considering the educational institutions as actors that can contribute to Sustainable Territorial Development; research which extension projects/programs dialogue with the perspective of Solidarity Economy in public higher education institutions in the municipality of Paranaguá and; understand how extension teachers perceive technologies to support Solidarity Economy actions in their extension projects/programs. For this, we enter the conceptual/theoretical debates about development (DENARDIN, 2016; VIEIRA, 2013), technology (FEENBERG, 2010; DAGNINO, 2014) and Solidarity Economy (GAIGER, 2008; SINGER, 2004). As a methodology, we chose to conduct qualitative exploratory research (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), through bibliographic, documentary and interviews (a semi-structured script) with documents and extension directories of the two higher education institutions in Paranaguá-PR. We performed a content analysis. We conclude that the extension actions aimed at the Solidarity Economy of public higher education institutions in Paranaguá are socioeconomic initiatives contributing to the Sustainable Territorial Development, because: they bring the higher education institution closer to the community, making them more socially engaged; they foster social and community involvement; they support collective work initiatives, assist workgroups and access technology and knowledge; and they strengthen social relations based on the principles of solidarity, democracy, and cooperation. Keywords: Socioeconomics. Higher Education Institution. Critical theory of technology. Sustainable territorial development. Paranaguá.
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