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dc.contributor.advisorPeixoto, Maria Inês Hamann, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorRossi, Dorianept_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T11:51:33Z
dc.date.available2022-11-18T11:51:33Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6597
dc.descriptionOrientadora: Maria Inês Hamann Peixotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Sobre a base teórica das concepções de homem, cultura e arte do materialismo histórico e dialético, e tendo como ponto de partida dados da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2004), a pesquisa objetiva definir e analisar as atividades extracurriculares referidas à música, que ocorrem simultaneamente com o ensino de conteúdos de música nas aulas de Artes, nas Escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino no Município de Curitiba, capital do Estado do Paraná – Brasil. Para fundamentar a análise do tratamento que a música vem recebendo nas escolas, situou-se a arte/música no ambiente cultural da sociedade capitalista, com enfoque nos diversos papéis que a música pode desempenhar em tal sociedade, a partir do que se delineou a situação do jovem estudante do Ensino Médio frente a esse conjunto de determinações. A coleta dos dados foi realizada no ambiente das escolas, em entrevistas não-estruturadas com alunos e professores de Artes, cujas análises permitiram concluir que, embora exista interesse por parte do corpo docente e discente em desenvolver atividades musicais, estas estão praticamente ausentes do contexto escolar estudado, em decorrência de dificuldades relacionadas ao sistema institucional, à formação dos professores e ao desconhecimento da função efetiva da arte no processo educativo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: On the theoretical basis of historic and dialectic materialistic conceptions of man, culture and art, and starting from Paraná State Education Secretary (2004) data, the research has the objective of define and analyze the extra-curricular activities related to music which happen simultaneously with the music teaching content in art classes, in the State Public High Schools at Curitiba, capital of Paraná State – Brazil. To substantiate the treatment that schools give to music, arts/music was situated in the cultural environment of the capitalist society, focusing on the different roles that music can represent in this society, from what the state high school young students situation is delineated facing this set of determinations. Data collection was done at the school environment, using non-structured interviews with students and art teachers. Data analysis allowed to conclude that, although there is interest from students and teachers in developing musical activities, these are practically absent from the studied school context, due to difficulties related to the institutional system, to the teachers formation and to the ignorance about the effective function of art in the educational process.pt_BR
dc.format.extentvii, 235 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMusica na educaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.titleAtividades musicais extracurriculares e aulas de artes nas escolas estaduais de ensino médio do município de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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