Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorBaraldi, Elen Carla da Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T18:40:15Z
dc.date.available2022-08-31T18:40:15Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6594
dc.descriptionOrientadora: Cláudia Barcelos de Moura Abreupt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho é uma investigação sobre uma proposta pedagógica marxista da Educação Física. Orienta-se pelo método do materialismo histórico dialético, situa-se na linha de pesquisa Educação e Trabalho, e busca evidenciar o caráter de classe da escola pública. Entendendo a escola como um espaço do saber sistematizado e a Educação Física como uma atividade humana, que se manifesta nas práticas corporais, esta pesquisa analisa a natureza positivista da Educação Física desde o seu aparecimento na escola no século XIX. O objetivo é investigar se existe, no período, além da proposta de Educação Física posta em prática pela burguesia, classe hegemônica naquele momento histórico, outra que vá ao encontro das necessidades de seu oponente histórico, o proletariado. Reconhecendo a experiência da Revolução Russa como um processo que se construiu durante o século XIX, toma-se a escola russa como objeto de estudo para buscar nela um eixo que permitia articular uma proposta pedagógica para a Educação Física. Na busca de um eixo articulador da proposta pedagógica da Educação Física emergente da expressão russa da classe trabalhadora, são apontadas duas categorias, disciplina do corpo e politécnica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is an investigation about a Marxist pedagogical proposal of physical education. Through the dialectic historic materialism method, it is located in the history education line and search to show the class character of the public school. Considering school as a systematic knowledge place and physical education as a human activity that express on body practices, this research analyses the positivist nature of physical education since its firs appearance at school in XIX century. Our object is investigate if, in this period, exist, besides that physical education proposal have put in practice by the burguesia, hegemonic class on that historic moment, another which will supply the needs and his historic opponent, the proletariat. Recognizing the Russian revolution experience like a process that have constituted in the same century, we take the Russian school as the study object to search on it the pivot that allow us to link a pedagogical proposal to physical education. In search of a linkage pivot of physical education proposal emergent from Russian expression of the worker class, we raised two categories: body discipline and politecnia.pt_BR
dc.format.extent106 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMaterialismo dialéticopt_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.subjectMovimento operário - Rússiapt_BR
dc.subjectRevolucao russapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDisciplina e politecnia da educação física no projeto soviétivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples