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dc.contributor.authorSilva, Maria Aparecida dapt_BR
dc.contributor.otherMichelotto, Regina Maria, 1941-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-15T14:01:57Z
dc.date.available2020-09-15T14:01:57Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6592
dc.descriptionOrientadora: Regina Maria Michelottopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a implantação da organização escolar em ciclos de aprendizagem, no município de Curitiba. Compreende-se que esta organização escolar está inserida num contexto contraditório, portanto pode estar a serviço da classe trabalhadora ou da classe dominante. Nesse sentido, procurou-se explicitar o caráter da política que direcionou a organização em ciclos em Curitiba, se conservador ou transformador. O materialismo histórico-dialético é a fundamentação teórica que orienta as análises neste trabalho. A organização escolar em ciclos foi enfocada, nesta pesquisa, no conjunto das idéias denominadas não-reprovação. Os pressupostos e antecedentes destas idéias foram buscados desde as origens da escola burguesa até a atualidade, procurando explicitar, em cada período estudado, as intenções implícitas nos argumentos pela superação das reprovações, se direcionadas aos interesses dos trabalhadores ou da classe dominante. Na reforma do Estado implementada a partir dos anos 1990, com o predomínio da ideologia neoliberal, buscou-se o delineamento conferido à educação nacional, que esteve presente nas reformas curriculares e nas legislações. Esta incursão aos anos 1990, levou à necessidade de verificar a concepção de Estado predominante no município de Curitiba, num longo período denominado como lernismo, pela característica conservadora do grupo a que se refere. O recorte de investigação, 1997-2000 e 2001-2004, corresponde ao período em que o prefeito Cássio Taniguchi assumiu a prefeitura de Curitiba e quando foi implantada esta que se anunciava como uma nova organização escolar, pautada em princípios como autonomia e gestão democrática do processo pedagógico. O trabalho destaca a gestão municipal como determinante da concepção mais ampla do Estado neoliberal, com uma política educacional centrada nos resultados, numa perspectiva conservadora.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work has as study object the implantation of the school organization in learning cycles, in the municipal district of Curitiba. It is understood that this school organization is inserted in a contradictory context, therefore it can be to service of the working class or of the dominant class. In that sense, it was investigated the character of the politics was sought that addressed the organization in cycles in Curitiba, if conservative or transformer. The materialism historical-dialético is the theory that guides the analyses in this work. The school organization in cycles was focused, in this research, in the group of the ideas denominated no-disapproval. The presuppositions and antecedents of these ideas were looked for from the origins of the bourgeois school to the present time, seeking investigated, in each studied period, the implicit intentions in the arguments for the overcoming of the disapprovals, if addressed to the workers' interests or of the dominant class. In the reform of the State implemented starting from the years 1990, with the prevalence of the neoliberal ideology, the form was looked for checked to the national education, that it was present in the reforms of the curriculos and in the legislations. This incursion a years 1990, took to the need of verifying the conception of predominant State in the municipal district of Curitiba, in a long period denominated as lernismo, for the conservative characteristic of the group the one that refers. The investigation cutting, 1997-2000 and 2001-2004, it corresponds to the period in that mayor Cássio Taniguchi assumed the city hall of Curitiba and when it was implanted this that announced her as a new school organization, ruled in beginnings as autonomy and democratic administration of the pedagogic process. The work detaches the municipal administration as determinant of the widest conception of the neoliberal State, with an education politics centered in the results, in a conservative perspective.pt_BR
dc.format.extent215 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudanças - 1997-2004 - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEnsino - Curriculos - 1997-2004 - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectRepetência - Estudo e ensino - 1997-2004 - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAnálise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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