dc.contributor.author | Silva, Maria Aparecida da | pt_BR |
dc.contributor.other | Michelotto, Regina Maria, 1941- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-15T14:01:57Z | |
dc.date.available | 2020-09-15T14:01:57Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/6592 | |
dc.description | Orientadora: Regina Maria Michelotto | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a implantação da organização escolar em ciclos de aprendizagem, no município de Curitiba. Compreende-se que esta organização escolar está inserida num contexto contraditório, portanto pode estar a serviço da classe trabalhadora ou da classe dominante. Nesse sentido, procurou-se explicitar o caráter da política que direcionou a organização em ciclos em Curitiba, se conservador ou transformador. O materialismo histórico-dialético é a fundamentação teórica que orienta as análises neste trabalho. A organização escolar em ciclos foi enfocada, nesta pesquisa, no conjunto das idéias denominadas não-reprovação. Os pressupostos e antecedentes destas idéias foram buscados desde as origens da escola burguesa até a atualidade, procurando explicitar, em cada período estudado, as intenções implícitas nos argumentos pela superação das reprovações, se direcionadas aos interesses dos trabalhadores ou da classe dominante. Na reforma do Estado implementada a partir dos anos 1990, com o predomínio da ideologia neoliberal, buscou-se o delineamento conferido à educação nacional, que esteve presente nas reformas curriculares e nas legislações. Esta incursão aos anos 1990, levou à necessidade de verificar a concepção de Estado predominante no município de Curitiba, num longo período denominado como lernismo, pela característica conservadora do grupo a que se refere. O recorte de investigação, 1997-2000 e 2001-2004, corresponde ao período em que o prefeito Cássio Taniguchi assumiu a prefeitura de Curitiba e quando foi implantada esta que se anunciava como uma nova organização escolar, pautada em princípios como autonomia e gestão democrática do processo pedagógico. O trabalho destaca a gestão municipal como determinante da concepção mais ampla do Estado neoliberal, com uma política educacional centrada nos resultados, numa perspectiva conservadora. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present work has as study object the implantation of the school organization in
learning cycles, in the municipal district of Curitiba. It is understood that this school
organization is inserted in a contradictory context, therefore it can be to service of the
working class or of the dominant class. In that sense, it was investigated the
character of the politics was sought that addressed the organization in cycles in
Curitiba, if conservative or transformer. The materialism historical-dialético is the
theory that guides the analyses in this work. The school organization in cycles was
focused, in this research, in the group of the ideas denominated no-disapproval. The
presuppositions and antecedents of these ideas were looked for from the origins of
the bourgeois school to the present time, seeking investigated, in each studied
period, the implicit intentions in the arguments for the overcoming of the
disapprovals, if addressed to the workers' interests or of the dominant class. In the
reform of the State implemented starting from the years 1990, with the prevalence of
the neoliberal ideology, the form was looked for checked to the national education,
that it was present in the reforms of the curriculos and in the legislations. This
incursion a years 1990, took to the need of verifying the conception of predominant
State in the municipal district of Curitiba, in a long period denominated as lernismo,
for the conservative characteristic of the group the one that refers. The investigation
cutting, 1997-2000 and 2001-2004, it corresponds to the period in that mayor Cássio
Taniguchi assumed the city hall of Curitiba and when it was implanted this that
announced her as a new school organization, ruled in beginnings as autonomy and
democratic administration of the pedagogic process. The work detaches the
municipal administration as determinant of the widest conception of the neoliberal
State, with an education politics centered in the results, in a conservative
perspective. | pt_BR |
dc.format.extent | 215 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Mudanças - 1997-2004 - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Curriculos - 1997-2004 - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Repetência - Estudo e ensino - 1997-2004 - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |