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dc.contributor.advisorFilippim, Marcos Luizpt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Isabele de Souza, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Tecnólogo em Gestão em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-04T11:48:15Z
dc.date.available2021-02-04T11:48:15Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65819
dc.descriptionOrientador: Marcos Luiz Filippimpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão de Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO setor do turismo e seus segmentos constitui uma das áreas em maior expansão no mundo, sendo necessária a capacitação dos profissionais que nela atuam para atender todo tipo de cliente e suas especificidades. Nesse cenário, entendendo a pessoa surda como público de interesse, a comunicação impõe-se como uma importante ferramenta para a propagação da acessibilidade, utilizando para este fim, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O objetivo deste estudo foi analisar a necessidade do preparo dos profissionais para o atendimento em LIBRAS à pessoa surda, no contexto dos meios de hospedagem, mais especificamente, na hotelaria. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório. Tal pesquisa se deu em três fases distintas: pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise e discussão dos resultados. A pesquisa compreendeu o período de janeiro/2018 a outubro/2019 no município de Curitiba-PR. Os participantes foram compostos de dois grupos distintos: pessoas surdas que tiveram experiências turísticas e responderam um questionário online e profissionais do ramo hoteleiro que foram entrevistados. Concluiu-se que há pouca ou quase nenhuma capacitação dos profissionais do ramo hoteleiro para o uso de Libras no atendimento ao turista surdo constatação que ficou evidenciada nas experiências do público estudado. Os resultados sugerem que a capacitação tem elevada importância para o setor do turismo de forma a oferecer um serviço diferenciado, garantindo direitos à acessibilidade e visando tornar a experimentação turística da pessoa surda em uma vivência completa e mais proveitosa.pt_BR
dc.format.extent71 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectTurismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRestaurantes - Projeto de acessibilidadept_BR
dc.titleA comunicação com o turista surdo: preparo dos profissionais da hotelaria em Curitiba – PR em libras : uma questão de acessibilidadept_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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