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dc.contributor.authorLima, Simone Aparecida Ribeiro de, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherBertucci, Liane Maria, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-26T18:04:00Z
dc.date.available2020-02-26T18:04:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65805
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Drª. Liane Maria Bertuccipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/08/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 125-131pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração:pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as ações socioeducativas praticadas no antigo Leprosário Colônia Santa Teresa, localizado na cidade de São Pedro de Alcântara (Santa Catarina), e de que maneira estas ações contribuiriam para a criação e manutenção de laços sociais entre os internos que ali estavam exilados. A pesquisa, embora considere a segunda metade do século XIX, converge no período entre os anos de 1936 a 1952. Esse recorte foi balizado pelas discussões e inauguração do Leprosário catarinense nos anos 1930, época que ocorreu uma intensificação das práticas de isolamento de leprosos em colônias como principal medida de profilaxia da lepra, locais considerados adequados inclusive para prover a melhora da qualidade de vida dos portadores do mal de Hansen. Estas instituições deveriam oferecer aos enfermos: tratamento médico, práticas de lazer e laborterapia. A paulatina alteração dessa política médico-sanitária aconteceu nos anos 1950, impulsionada pela descoberta e uso das sulfonas, tidas como tratamento eficaz e esperança de cura da doença, e que pouco a pouco contribuiu para a gradual mudança de perspectiva da mesma. Nessa dissertação utilizamos o conceito de representação de Roger Chartier, na análise dos indícios deixados pelas mudanças de perspectivas sociais em relação à lepra, da criação do Leprosário aos primeiros casos de pacientes com alta, e as considerações de Michel de Certeau, na análise das práticas socioeducativas intramuros no Leprosário, estas entendidas como práticas que, propostas ou impostas aos asilados estrategicamente, eram também um meio para que fossem elaborados novos significados do termo liberdade entre os exilados. Para a realização deste trabalho foram utilizadas como fontes os documentos impressos dos arquivos do Hospital Santa Teresa, além de fotografias, livros e outros materiais também arquivados no antigo Leprosário. Foram pesquisados leis e decretos governamentais, relatórios, correspondências e regulamentos do governo catarinense e da direção da instituição em foco e, também, relatos memorialísticos e jornais e revistas publicados em Santa Catarina no período pesquisado. Palavras-chave: lepra, socioeducação, laborterapia, hospital de isolamento, leprosário.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to analyze the socio-educational actions practiced in the former Colônia Santa Teresa Leprosarium, located in the city of São Pedro de Alcântara (Santa Catarina), and how these actions would contribute to the creation and maintenance of social ties between the inmates there, they were in the exile. The research, although considering the second half of the nineteenth century, converges in the period between 1936 and 1952. This cut was marked by the discussions and inauguration of the Santa Catarina Leprosarium in the 1930s, at which time there was an intensification of the practices of isolation of lepers in colonies as the main measure of leprosy prophylaxis, places considered adequate even to provide an improvement in the quality of life patients with Hansen's disease. These institutions should offer the sick: medical treatment, leisure practices and labor therapy. The gradual change in this medical-sanitary policy took place in the 1950s, driven by the discovery and use of sulfones, which were regarded as an effective treatment and hope for cure of disease, and gradually contributed to the gradual change in the perspective: In this dissertation we use Roger Chartier's concept of representation, in the analysis of the evidence left by the changes in social perspectives in relation to leprosy, from the creation of Leprosery to the first cases of patients with discharge, and Michel de Certeau's considerations in yhe analysis of practices intramural socio-educational factors in Leprosaria, which are understood as practices that, proposed or imposed on strategically asylum seekers, were also a means for the elaboration of new meanings of the term freedom among exiles. For this work were used as sources the printed documents from the archives of Hospital Santa Teresa, as well as photographs, books and other materials also archived in the former Leprosarium. Government laws and decrees, reports, correspondence and regulations of the Santa Catarina government and management of the institution in question were searched, as well as memorialist reports and newspapers and magazines published in Santa Catarina during the surveyed period. Keywords: leprosy, socieducation, labor therapy, isolation hospital, leprosy.pt_BR
dc.format.extent131 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHanseníasept_BR
dc.subjectHanseníase - Hospitaispt_BR
dc.subjectHanseníase - Hospitais - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLaços no exílio : ações socioeducativas no Leprosário Colônia Santa Teresa (Santa Catarina - 1936-1952)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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