dc.description.abstract | Resumo : Para a temporada 2018/2019, o Facebook anunciou que seria o detentor das
transmissões para TV aberta da competição de futebol entre clubes mais importante
do planeta, a UEFA Champions League. De certa forma, ainda é um método
inovador em relação a transmissões futebolísticas, mas que vem crescendo
consideravelmente nos últimos anos. Poucas semanas antes, o Facebook já havia
anunciado que transmitiria também em 2019, a CONMEBOL Libertadores,
competição entre clubes mais importante do continente americano. Vale ressaltar
mais uma vez, que os direitos de transmissão da rede social são para TV aberta, ou
seja, o Facebook desbancou a Rede Globo que era a detentora até o ano passado,
e acabou não fazendo esforços para renovar devido a interesses comerciais. A
pesquisa pretendeu relacionar este fato, até então inusitado no Brasil, de forma
descritiva, com o que temos de alguns autores, principalmente sobre
democratização da comunicação e da mídia, além da Cultura da Convergência
(JENKINS, 2009). Para tanto foi criado um questionário com onze perguntas sobre o
tema, e disponibilizado nas redes sociais, mais precisamente no próprio Facebook
(grupos e página pessoal). Com este questionário, pretendíamos observar as
respostas/opiniões em relação a aprovação ou não das pessoas sobre este novo
modo de transmitir competições tão importantes para os amantes do futebol, e fazer
as análises necessárias. | pt_BR |