Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRonssen, Marília Elizabethpt_BR
dc.contributor.otherMello, Regina Maria Queiroz de, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T19:59:00Z
dc.date.available2021-05-04T19:59:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65660
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Regina Maria Queiroz de Mellopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Defesa : Curitiba, 30/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 98-103pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve por objetivo geral responder o seguinte questionamento: "Quais as contribuições do uso de analogias no ensino de química na visão de alunos do ensino médio?". Para tal foram desenvolvidas três analogias sobre os temas: (i) Condições para ocorrência de uma reação química, (ii) Uso do diagrama de Linus Pauling e (iii) Gráficos de cinética das reações. Com a análise estatística, foi possível responder de modo imparcial e com fundamentação científica a essa pergunta. O estudo foi realizado com três turmas do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná, na cidade de Curitiba. Os dados foram obtidos através de questionários e as analogias foram apresentadas de forma impressa. Para obter um contraponto os alunos também responderam questionários sobre textos dos mesmos temas das analogias oriundos de livros didáticos, todos de forma impressa. Os testes estatísticos realizados foram: estatística inferencial pelos métodos de estimação e teste de hipóteses para as questões objetivas, técnica de text mining (mineração de texto) e análise de sentimento das respostas. Os principais resultados apontam que na visão dos alunos as analogias são recursos importantes como facilitadores na compreensão de conteúdos e como ponte para transpor obstáculos na aprendizagem, além de aproximarem a química do cotidiano. Palavras chaves: Analogias. Ensino de química. Ensino médio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aimed to answer the following question: "What are the contributions of the use of analogies in teaching chemistry in the view of high school students?". To this end, three analogies were developed: (i) Conditions for the occurrence of a chemical reaction, (ii) Use of the Linus Pauling diagram and (iii) Kinetic reaction graphs. With statistical analysis, it was possible to answer this question impartially and scientifically. The study was conducted with three classes of the third year of high school of the Colégio Estadual do Paraná (State College of Paraná), in the city of Curitiba. Data was obtained through questionnaires and analogies were presented in printed form. To obtain a counterpoint the students also answered questionnaires about texts of the same themes of the analogies coming from textbooks, all in printed form. The statistical tests performed were: inferential statistics by the estimation and hypothesis testing methods for the objective questions and text-mining technique and sentiment analysis of the answers. The main results indicate that in the students' view analogies are important resources as facilitators in the comprehension of contents and as a bridge to overcome learning obstacles, in addition to bringing chemistry closer to daily life. Keywords: Analogies. Chemistry teaching. High school.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (134 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectQuimicapt_BR
dc.titleAprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensinopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples