Show simple item record

dc.contributor.advisorPedra, Jose Alberto, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Joe de Assispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-14T11:59:05Z
dc.date.available2020-10-14T11:59:05Z
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65548
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Alberto Pedrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 99-105pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação descreve a trajetória que percorri para compreender o currículo utilizando a Teoria Hermenêutica e metáforas desdobradas de conceitos da Física Quântica. Recorro à leitura de vários textos, destacando um em particular, que focaliza o desenvolvimento desta investigação. Também exploro o percurso das minhas próprias experiências, que trouxeram desdobramentos inesperados ao longo do trajeto de pesquisa. Além de investigar o currículo através de seus próprios textos, recorro às estruturas interpretativas que têm permeado minha linguagem e história pessoal ao longo de muitos anos de formação acadêmica e prática pedagógica. Assim, exploro algumas metáforas desdobradas de conceitos da Física Quântica, como uma via criativa para reconceitualizar o currículo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation describes my journey to explore and understand the curriculum using the Hermeneutic Theory and metaphors that have unfolded from concepts of Quantum Physics. I have drawn upon readings from many texts, highlighting one in particular, which gave direction to the development of this investigation. I have also explored the course of my own experience, which brought about many unexpected unfoldments throughout the process of this research. Besides investigating the curriculum through its own texts, I call upon the interpretative structures that have permeated my language and personal history throughout my many years of academic studies and pedagogical experience. Thus, I explore some metaphors that have unfolded from concepts of Quantum Physics as a creative path for reconceptualizing the curriculum.pt_BR
dc.format.extent105 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCurriculos - Crítica, interpretação, etc.pt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectMecanica quantica - Metaforapt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMetáforas quânticas para interpretar o currículo : um desdobramento hermenêuticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record