Metáforas quânticas para interpretar o currículo : um desdobramento hermenêutico
View/ Open
Date
1995Author
Garcia, Joe de Assis
Metadata
Show full item recordSubject
Curriculos - Crítica, interpretação, etc.Hermenêutica
Mecanica quantica - Metafora
Dissertações - Educação
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Esta dissertação descreve a trajetória que percorri para compreender o currículo utilizando a Teoria Hermenêutica e metáforas desdobradas de conceitos da Física Quântica. Recorro à leitura de vários textos, destacando um em particular, que focaliza o desenvolvimento desta investigação. Também exploro o percurso das minhas próprias experiências, que trouxeram desdobramentos inesperados ao longo do trajeto de pesquisa. Além de investigar o currículo através de seus próprios textos, recorro às estruturas interpretativas que têm permeado minha linguagem e história pessoal ao longo de muitos anos de formação acadêmica e prática pedagógica. Assim, exploro algumas metáforas desdobradas de conceitos da Física Quântica, como uma via criativa para reconceitualizar o currículo. Abstract: This dissertation describes my journey to explore and understand the curriculum using the Hermeneutic Theory and metaphors that have unfolded from concepts of Quantum Physics. I have drawn upon readings from many texts, highlighting one in particular, which gave direction to the development of this investigation. I have also explored the course of my own experience, which brought about many unexpected unfoldments throughout the process of this research. Besides investigating the curriculum through its own texts, I call upon the interpretative structures that have permeated my language and personal history throughout my many years of academic studies and pedagogical experience. Thus, I explore some metaphors that have unfolded from concepts of Quantum Physics as a creative path for reconceptualizing the curriculum.
Collections
- Dissertações [579]