Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Fabíola Maciel, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T18:52:17Z
dc.date.available2020-02-13T18:52:17Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65504
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/08/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 106-109pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a trajetória do intelectual Abdias Nascimento (1914-2011), a fim de compreender como se deu o prodesso de formação de sua militância pela causa das populações negras. Nesse sentido, a proposta metodológica com a qual a pesquisa se desenvolveu procura integrar os engajamentos sociais e políticos de Abdias Nascimento, no entendimento de que esse percurso possibilitará a percepção dos elementos que o constituíram como militante e, por extensão, como propositor de um projeto de formação da consciência política e social do movimento negro no Brasil. A análise se deu à luz de contextos sociais e políticos, pré e pós-abolição, interpretando a trajetória desse intelectual em uma sociedade marcada pelo segregacionismo. Como um sujeito/agente social complexo, engajado em diferentes áreas de atuação e inserido em um processo de identificação com questões sociais, Abdias Nascimento envolveuse de forma muito diversa naquilo que foi se constituindo como uma luta contra a segregação racial: participou dos movimentos da Frente Negra Brasileira e do Integralismo na cidade de São Paulo (1930); lançou-se em uma aventura, com alguns amigos, embarcando para a Amazônia e à América do Sul (1940); foi preso por insubordinação e subversão política (1941); fundou o TEN - Teatro Experimental do Negro (1944); e, por fim, exerceu mandatos de Deputado Federal (1983-1986) e Senador (1991-1999) pelo PDT-RJ, quando apresentou projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismos de ação compensatória para construir a igualdade para os negros na sociedade brasileira. Delimita-se como recorte temporal da pesquisa o período entre o ano de 1930, quando de seu alistamento no exército e vinda para a capital de São Paulo, período em que ele dá os primeiros passos nos movimentos sociais e políticos, até o ano de 1944, data que marca sua relação com as artes cênicas por meio da fundação do Teatro Experimental do Negro (TEN). Na análise da fundação do TEN, identificaram-se algumas ações educativas, que neste trabalho serão tratadas como "Pedagogia da Militância", procurando compreender a integração social de negros promovida por Abdias Nascimento naquele momento histórico. Palavras-chave: Intelectuais. Movimento Negro. Formação. Engajamento político, Pedagogia da Militância. Abdias Nascimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study intends to analyze the trajectory of the intellectual Abdias Nascimento (1914-2011), in order to understand how his militancy for the cause of black populations came to be. In this sense, the research's methodological proposal seeks to integrate the social and political engagements of Abdias Nascimento, understanding that this path will reveal the elements that constituted him as a militant and, by extension, as a proponent of a project aimed towards forming the political and social awareness of the black movement in Brazil. The analysis was carried out in the light of social and political contexts, pre and post abolition, interpreting the trajectory of this intellectual in a society marked by segregationism. As a complex subject / social agent, engaged in different areas of activiy, and inserted in a process of identification with social issues, Abdias Nascimento became multiply involved in what would eventually constitute a fight against racial segregation: He was part of the Brazilian Black Front movement and of the Integralism movement in the city of São Paulo (1930); he launched himself in an adventure, with a few friends, to the Amazon and South America (1940); he was arrested and imprisoned for insubordination and political subversion (1941); he founded the Black Experimental Theatre (TEN) group (1944); finally, he exercised mandates of Federal Congressman (1983-1986) and Senator (1991-1999) by the PDT-RJ party, when he presented bills defining racism as a crime and creating compensatory action mechanisms to build equality for the black population in Brazilian society. The temporal frame of the research is the period between the year of 1930, when he enlisted in the army and moved to the capital city of São Paulo, giving the first steps into social and political movements, and the year of 1944, which marks his relationship with the performing arts through the founding of the Black Experimental Theatre (TEN) group. Conclusively, in the analysis of the founding of TEN, certain educational actions were identified, admitted by this research as "Militant Pedagogy", seeking to understand the social integration of black people promoted by Abdias Nascimento at that historical moment. Keywords: Intellectuals. Black Movement. Political Engagement. Militant Pedagogy. Abdias Nascimento.pt_BR
dc.format.extent114 p. : il. (algumas color.), retrs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNascimento, Abdias do, 1914-2011pt_BR
dc.subjectNegros - Relações raciais - Brasilpt_BR
dc.subjectRacismo na artept_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectRacismo - Legislação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProcesso de formação e engajamento político na trajetória intelectual de Abdias Nascimento (1930-1944)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples