Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAzevedo, Mônica Salles Trindadept_BR
dc.contributor.otherDalzoto, Patricia do Rociopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T17:39:36Z
dc.date.available2020-02-11T17:39:36Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65498
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Patricia R. Dalzotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 22/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 64-67pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Os fungos são elementos importantes e essenciais no nosso meio ambiente e cotidiano. Com mais de 100 mil espécies descritas e uma estimativa de que existam até 1,5 milhão, eles são responsáveis pela decomposição e degradação da matéria orgânica. Sua importância vai muito além das doenças que podem causar em plantas e animais, sendo utilizados na indústria, como na produção de medicamentos, enzimas e alimentos. O estudo dos fungos se mostra importante devido à sua amplitude de atuação no ambiente. Fazer o estudante compreender essa importância pode contribuir para que o mesmo consiga relacioná-lo ao seu contexto social e aplicar esse conhecimento, de maneira que possibilite seu desenvolvimento educacional, profissional e social. No entanto, o conteúdo sobre fungos nos currículos do ensino médio ainda se mostra limitado e voltado para memorização, fazendo-se necessária uma atualização nas metodologias propostas. Dessa forma, o presente trabalho teve a finalidade de elaborar um atlas sobre fungos, desenvolvido com base nos resultados obtidos após aplicação de um questionário a professores de Ciências e Biologia do município de Carlópolis-PR. Dez professores responderam 20 perguntas sobre o ensino de fungos. As repostas mais encontradas mostraram a importância do ensino desse conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, além das dificuldades de elaboração de aulas práticas, falta de laboratórios e acesso a tecnologias digitais. A partir das respostas obtidas, foram selecionados diversos gêneros de fungos comumente encontrados no ambiente e, por meio de técnicas microbiológicas, os fungos isolados foram caracterizados morfologicamente. Após fotografar e identificar as características macro e microscópicas, foi elaborado um atlas, que evidenciou as diferentes morfologias, a diversidade fúngica e a importância dos gêneros descritos. O material produzido foi disponibilizado aos professores que participaram do projeto, visando à atualização dos mesmos, bem como propiciando aulas mais ilustradas e dinâmicas, estimulando profissionais e estudantes. PALAVRAS-CHAVE: Fungos; Aulas Práticas; Atlas PÚBLICO ALVO: Professores de Ciências e Biologia do município de Carlópolis, PR.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Fungi are important and essential elements in our daily environment. These organisms are abundant, with more than 100 thousand species known, and are responsible for the decomposition of organic matter, can cause diseases in plants and animals, also having impact on production of food, enzymes and antibiotics. Despite this, the teaching of fungi in the middle and high school curriculums is limited and prioritizes memorization instead of practical activities, which leads to the necessity of update the currently used methodologies. The aim of our work was the development of a didactic atlas of filamentous fungi, based in the difficulties related by Biology professors of Carlópolis, PR, in teaching this subject. Ten teachers had answered 20 questions about the study of fungi and most of them recognized the importance of this subject in the final years of middle school and high school. They also reported the difficulties to perform practical activities, mostly due to the lack of laboratories and limited access to the digital technologies. Aiming to provide a didactic resource for those teachers, several genera of filamentous fungi were selected from the microbiological collection of the LabMicro-DPAT-UFPR and characterized through laboratorial techniques. Macromorphology and micromorphology were analyzed and photographed, and the images were organized in the atlas, which contains general descriptions of the genera displayed. The didactic material produced illustrates the fungal diversity and provides an update in this important subject, allowing teachers to improve their classes, stimulating the students, increasing their interest and leading to their better performance in Biology. Keywords: Fungi; Atlas of fungi, Practical activities TARGET AUDIENCE: Science and Biology teachers from Carlópolis city-PRpt_BR
dc.format.extent109 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectAtlaspt_BR
dc.titleO ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples