• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um problema dentro do outro

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - BEATRIS MATEJEC.pdf (92.10Mb)
    Date
    2019
    Author
    Matejec, Beatris
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Aprendizagem baseada em problemas
    Aprendizagem - Matemática
    Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: Nem sempre a habilidade em cálculo é suficiente para o bom desempenho nas tarefas que envolvem resolução de problemas. Seguindo pressupostos da Educação Matemática, o presente estudo apresenta uma reflexão sobre algumas das dificuldades de interpretação dos enunciados dos problemas a partir de dois casos de estudantes em Sala de Recursos que executavam as operações matemáticas, mas apresentavam dificuldades na resolução dos problemas. Foram realizadas entrevistas com dois pais e suas respectivas filhas, transcrevendo e textualizando as entrevistas segundo procedimentos da História Oral. Estas entrevistas constituem-se como fontes orais, com os pais falando sobre o cotidiano das filhas e as filhas desenvolvendo, com acompanhamento da pesquisadora, tarefas de resolução de problemas. Esse trabalho inclui como fonte duas textualizações inéditas de entrevistas de pesquisadores da área da Educação Matemática para uma tese de doutorado cujo objeto era a Resolução de Problemas. Como resultado, além da apresentação das fontes orais, essa pesquisa aponta para a necessidade de que tarefas que envolvam a resolução de problemas sejam uma prática contínua em sala de aula, permitindo que os estudantes possam criar e desenvolver suas próprias estratégias de representação e solução. PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática, Resolução de Problemas, Sala de Recursos.
     
    Abstract: Calculation skills are not always sufficient for good performance in tasks that involve problem solving. Following the assumptions of Mathematical Education, this study presents a reflection on some of the difficulties in interpreting the statements of problems from two cases of students in the Resource Classroom who performed the mathematical operations, but presented difficulties in solving the problems. Interviews were conducted with two parents and their respective daughters, transcribing and texturing the interviews according to oral history procedures. These interviews constitute oral sources, with parents talking about their daughters' daily life and their daughters developing, with the researcher's support, problem solving tasks. This work includes as source two unpublished textualizations of interviews of researchers in the area of Mathematical Education for a doctoral thesis whose object was Problem Solving. As a result, in addition to presenting oral sources, this research points to the need for problem-solving tasks to be a continuous classroom practice, allowing students to create and develop their own representation and solution strategies. KEYWORDS: Mathematical Education, Problem Solving, Classroom Resources.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65496
    Collections
    • Dissertações [169]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV