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dc.contributor.authorLino, Carolina, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherCosta-Ribeiro, Magda Clara Vieira da, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherKlisiowicz, Débora do Rociopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T14:20:09Z
dc.date.available2020-02-13T14:20:09Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65493
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Magda Clara Vieira da Costa Ribeiropt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dra. Débora do Rocio Klisiowiczpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Biologia em Rede - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 62-65pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Intervenções educativas são importantes ferramentas utilizadas para prevenção de vários tipos de doenças, dentre elas podemos destacar as enteroparasitoses. O Protagonismo Juvenil possibilita a atuação dos jovens como agentes de transformação do contexto social em que vivem, atuando de forma ativa na promoção da saúde. As ações que contribuam para a prevenção desse tipo de infecção devem ser estimuladas no ambiente escolar, uma vez que crianças em idade escolar são as mais acometidas por essas doenças, tendo inclusive seu rendimento escolar prejudicado. Diante dessa problemática, o presente trabalho objetivou promover, por meio do protagonismo juvenil, ações de Educação em Saúde sobre enteroparasitoses, para a promoção da saúde da comunidade escolar. O trabalho em questão envolveu estudantes das turmas do 1º, 2º e 3º ano (EM) do Colégio Estadual Vereador Pedro Piekas, juntamente com os estudantes do 4º ano (EF) da Escola Municipal Atílio Bini. Ambas as escolas estão localizadas no município de Almirante Tamandaré, Estado do Paraná. Os alunos do EM, participaram de forma voluntária, tendo sido avaliados, por meio de um questionário, para verificação de conhecimento prévio acerca das parasitoses intestinais e direcionamento das práticas realizadas no período de capacitação. Na sequência, após a seleção das atividades educativas, os estudantes (EM), iniciaram a construção das dinâmicas que fizeram parte das ações educativas aplicadas aos estudantes do EF. Em relação aos estudantes do EF foi aplicado questionário antes e após seis atividades educativas (aplicadas pelos estudantes do EM), e exame coproparasitológico. Os dados obtidos nestes questionários foram comparados e analisados estatisticamente, por meio do Wilcoxon matched pairs signed-ranks test. Foram realizados seis testes independentes (p=?0,05). Foi possível observar que as ações dos estudantes do EM contribuíram para os acertos do questionário após as atividades educativas. As dinâmicas dos estudantes do EM foram preponderantes no resultado positivo e significativo dos acertos. Todo o envolvimento dos estudantes do EM em relação às atividades propostas, indica a urgência em se incluir nos espaços escolares a visão do protagonismo juvenil, que promove a inclusão dos adolescentes como atores ativos do mundo escolar. Palavras-chave: Protagonismo Juvenil. Enteroparasitoses. Educação em Saúde.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Educational interventions are important tools used to prevent various types of diseases, among which we can highlight the enteroparasitoses. The Youth Protagonism allows the young people to act as agents of transformation of the social context in which they live, acting in an active way in the promotion of health. Actions that contribute to the prevention of this type of infection should be stimulated in the school environment, since children of school age are the most affected by these diseases, and even their school performance is impaired. In view of this problem, the present work aimed to promote, through youth protagonism, actions of Health Education in enteroparasitoses, to promote the health of the school community. Therefore, the present work involved students from the 1st, 2nd and 3rd year classes (EM) of the State School Pedro Piekas, together with the students of the fourth year (EF) of the Municipal School Atílio Bini. These were chosen because of their age group, which represents according to the literature, a group vulnerable to infections by intestinal parasites. Both schools are located in the municipality of Almirante Tamandaré, State of Paraná. The MS students voluntarily participated by evaluation through a questionnaire, aiming to verify the students' previous knowledge about intestinal parasitoses, to guide the practices carried out during the period of instrumentalization. Following the selection of the most relevant activities, students (MS) began to build the dynamics that were part of the educational actions applied to EF students. In relation to the EF students of the Atílio Bini School, a questionnaire was applied before and after six educational activities of high school students, and coproparasitological examination. The data obtained in these questionnaires were compared and statistically analyzed by the Wilcoxon matched pairs signed-ranks test. Six independent tests were performed (p = ?0.05). It was possible to observe that the actions of the MS students contributed to the answers of the questionnaire after the educational activities. The dynamics of MS students were predominant in the positive and significant result of the correct answers. All the involvement of MS students in relation to the proposed activities indicates the urgency of including in the school spaces the vision of youth protagonism, which promotes the inclusion of adolescents as active players in the school world. Keywords: Youth Protagonism, Enteroparasitoses. Health education.pt_BR
dc.format.extent93 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectParticipação estudantil na educaçãopt_BR
dc.subjectEnteroparasitosept_BR
dc.subjectEstudantes - Saúde e higienept_BR
dc.subjectEducação - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)pt_BR
dc.titleO protagonismo juvenil no processo de ensino aprendizagem sobre as enteroparasitosespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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