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dc.contributor.advisorStieven Filho, Edmar, 1977-pt_BR
dc.contributor.authorMilcent, Paul André Alain, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgicapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-18T02:29:17Z
dc.date.available2022-03-18T02:29:17Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65467
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edmar Stieven Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica. Defesa : Curitiba, 01/10/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 56-61pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetivo: Demonstrar a aplicabilidade de um simulador de artroscopia de joelho facilmente reprodutível na avaliação de habilidades cirúrgicas, atestando sua validade ao diferenciar artroscopistas experientes e novatos, bem como comparar seus resultados com outra metodologia previamente estabelecida e analisar sua aceitação e utilidade no treinamento médico. Material e Método: Trinta alunos do curso de medicina e dez médicos ortopedistas com experiência em artroscopia realizaram uma meniscetomia artroscópica em um simulador confeccionado com materiais acessíveis e de baixo custo. Foram obtidas imagens externas e intraarticulares dos procedimentos, pelas quais foram analisados diversos parâmetros visuais objetivos do procedimento (tempo para realização, número de olhares abaixo, prevalência de perda de instrumento, tempo de triangulação e área removida dos meniscos). Também foram aplicadas a ferramenta de avaliação ASSET (Arthroscopic Knee Skill Scoring System) e uma escala de Likert abordando as impressões dos indivíduos acerca do simulador e sua aplicabilidade no ensino médico. Resultados: Para todas as variáveis objetivas analisadas foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Para a realização da atividade proposta, obteve-se tempo em média 60% superior no grupo de alunos em relação ao grupo de artroscopistas (P<0,05). Os alunos necessitaram de tempo em média 72,5% maior para a realização das triangulações (P<0,05) e obtiveram taxa de erro aproximadamente duas vezes maior na análise da área removida dos meniscos (P<0,05). Com relação ao ASSET, obteve-se diferenças estatisticamente significativas entre médicos artroscopistas e alunos em todos os oito domínios avaliados, bem como na pontuação total; de maneira semelhante, a pontuação no ASSET teve correlação significante com todos os parâmetros objetivos avaliados. O simulador descrito apresentou grande aceitação, sendo que mais de 90% dos indivíduos consideraram o instrumento útil para ensino e treinamento, concordaram com sua contribuição no aprendizado e avaliação de passos e procedimentos específicos e atestaram que a atividade desenvolvida foi prazerosa. Conclusão: O simulador de artroscopia de joelho apresentado foi amplamente aceito e demonstrou adequada aplicabilidade na mensuração objetiva de habilidades cirúrgicas, permitindo a diferenciação entre alunos e médicos artroscopistas (validade de constructo). Da mesma forma, a metodologia de avaliação empregada apresentou relação direta com a ferramenta ASSET (validade concorrente). Palavras-chave: Ensino. Treinamento por simulação. Artroscopia. Joelho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Objective: To demonstrate the applicability of an easily reproducible knee arthroscopy simulator in the evaluation of surgical skills, attesting its validity through differentiation between experienced and novice arthroscopists, as well as to compare its results with another previously established methodology and to analyze its acceptance and usefulness in medical training. Methods: Thirty medical students and ten orthopedic surgeons with experience in arthroscopy performed an arthroscopic meniscetomy in a simulator made of low-cost and affordable materials. External and intra-articular images of the procedures were obtained, by which several objective visual parameters of the procedure were analyzed (time to perform, number of lookdowns, prevalence of instrument loss, triangulation time and removed meniscus area). The ASSET (Arthroscopic Knee Skill Scoring System) assessment tool and a Likert scale were also applied, addressing the individuals' impressions about the simulator and its applicability in medical education. Results: For all objective variables analyzed, statistically significant differences were found between groups. In order to perform the proposed activity, mean time was 60% higher in the student group than in the arthroscopist group (P <0.05). The students required an average time of 72.5% higher for the triangulations (P <0.05) and obtained a rate of error approximately twice as large in the analysis of the removed area of the meniscus (P <0.05). Regarding ASSET, statistically significant differences were found between arthroscopists and students in all eight domains evaluated, as well as in the total score; similarly, the ASSET score had a significant correlation with all the objective parameters evaluated. The simulator described was widely accepted, with more than 90% of the individuals considered the instrument to be useful for teaching and training, agreed with their contribution in learning and evaluating specific steps and procedures and attested that the activity developed was pleasurable. Conclusion: The presented knee arthroscopy simulator was widely accepted and demonstrated adequate applicability in the objective measurement of surgical skills, allowing the differentiation between students and arthroscopic surgeons (construct validity). Likewise, the evaluation methodology employed was directly related to the ASSET tool (concurrent validity). Keywords: Teaching. Simulation training. Arthroscopy. Knee.pt_BR
dc.format.extent67 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArtroscopiapt_BR
dc.subjectJoelho - Cirurgiapt_BR
dc.subjectCirurgiapt_BR
dc.titleMetodologia para análise de habilidades em videoartroscopia utilizando um simulador reprodutívelpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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