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dc.contributor.advisorGuérios, Paulo Renatopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Lauri Eduardo dos, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T17:19:19Z
dc.date.available2020-03-11T17:19:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65447
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Renato Guériospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Defesa : Curitiba, 08/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo trata da musicalidade fandangueira como construtora da pessoa, a partir de uma reflexão sobre a técnica envolvida no processo de aprendizagem. A etnografia aborda as relações sociais a partir dos tocadores da ilha dos Valadares, especialmente dos violeiros, procurando demonstrar como a vida social destes músicos implica em modos específicos de se constituir como pessoa, através do engajamento contínuo em atividades técnicas. O fandango tocado com viola, rabeca, machete, adufo, tabaca, tamancos e outros instrumentos percussivos menos usuais, demanda do acoplamento dos instrumentos aos tocadores, o que ocorre pelo processo de protetização do corpo através da prática e da inserção das pessoas em modos específicos de socialidade, como a convivência com tocadores mais experientes, a participação nos bailes e em rodas de fandango mais informais e domésticas e também de outras atividades associadas aos fandangueiros. Para o desenvolvimento deste estudo aprender a tocar se mostrou uma estratégia etnográfica especialmente importante, propiciando reflexões à respeito de como se afinar, tocar com os outros e compreender a relação entre a prática e o desenvolvimento das habilidades necessárias ao tocador. A técnica corporal e sua relação com a pessoa, segundo a proposta de Mauss, dialogando com a prática e a ecologia de Ingold inspiraram este trabalho a compreender a musicalidade como advinda destas relações. Palavras-chave: Fandango Caiçara . Musicalidade Tradicional. Território. Pessoa. Corporalidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is about the fandango musicality as a builder of the person, trough a reflection on the tecnic involved in it process. The etnography reach the social relations, from the Valadares Island fandango players, trying to demonstrate how the social life of this musicians implyes in especific ways of building the self as a person, trough its continuous engagement in tecnic activities. The fandango played with viola, rabeca, adufo, tabaca, tamanco and other percussive instruments more often used, demands on an acompliment of the instruments to the players, what happens trough the practice and insertion of people em especific modes of sociability, as the participation in the "bailes" and in the domestic fandango playing. For this research development, learning to play were a special etnographic strategy, wich alowed me to comprehend the relations between practice and the skills necessary to play. The corporal tecnic and its relation with the person, as is proposed by Mauss, dealing with the ecological practice of Ingold had inspired me in compreending the musicality as a product of this causes. Keywords: Fandango Caiçara. Traditional Musicality. Territory. Person. Enbodiement.pt_BR
dc.format.extent[167] p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEtnologiapt_BR
dc.subjectMúsica - Valadares, Ilha dos (PR)pt_BR
dc.subjectFandangopt_BR
dc.subjectDanças folcloricas - Paranápt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleQuando eu pego na viola, primeiro pego no braço : uma etnografia da relação entre técnica, pessoa e musicalidade a partir dos tocadores de fandango da Ilha dos Valadares, Paranaguápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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