Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Francini Vila dospt_BR
dc.contributor.otherCabrini, Daniela de Almeida, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherGomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T13:55:55Z
dc.date.available2020-02-12T13:55:55Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65380
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra Daniela de Almeida Cabrinipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof. Dra Sandra Maria Alvarenga Gomespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 06/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 51-55pt_BR
dc.description.abstractResumo: Atividades práticas realizadas dentro do processo de ensino de Biologia podem facilitar e fortalecer a aprendizagem pois, permitem que os estudantes relacionem o conteúdo aprendido com o cotidiano, além de propiciar maior interação entre estudantes e professores. Dentre as diversas atividades práticas enfocando educação alimentar, botânica e educação ambiental, a construção de uma horta escolar pode ser uma alternativa interessante. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo promover a aprendizagem dos estudantes sobre temas importantes no ensino da Biologia como educação alimentar, uso de plantas no cotidiano e meio ambiente através das hortas alimentar e medicinal localizadas no Colégio Estadual Protásio de Carvalho, Curitiba- PR. O estudo promoveu diversas atividades com 57 estudantes do Ensino Médio, entre os meses de setembro e dezembro de 2018, sendo que essas atividades foram realizadas a fim de promover uma melhor aprendizagem sobre os temas escolhidos. Nas atividades práticas, houveram visitações nos espaços das hortas, identificação das plantas, discussão da utilização das mesmas, importância de uma alimentação saudável e sobre a preservação do meio ambiente. Os estudantes responderam um questionário antes e depois das atividades. Ao analisar as respostas dos questionários pré-atividades foi percebido que os estudantes já possuíam um bom conhecimento sobre os temas abordados. Após as atividades, os questionários indicaram algumas mudanças de comportamento em relação à frequência de consumo de vegetais e à utilização de plantas medicinais, o que pode estar relacionado com a sensibilização dos estudantes ocorrida durante a realização das atividades. Foi possível concluir que a utilização da horta escolar como metodologia alternativa, estimula a melhoria da aprendizagem dos estudantes, sendo que a mesma pode ser usada como uma ferramenta importante na superação de dificuldades encontradas no ensino de Biologia, tornando o processo de aprendizagem muito mais eficiente e prazeroso. Palavras-chave: Ensino de Biologia, horta escolar, aprendizagem, metodologias ativas e escola pública.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Scientific knowledge allows us to understand the phenomena that explain the events of everyday life, the production of goods and services, as well as the capacity to make decisions within responsible ethics. To that end, it is necessary for people to have scientific knowledge, which is acquired mainly during Science and Biology classes at school. Practical experiments strengthen the learning of Biology, because, in addition to causing students to connect content with their daily lives, they also provide greater interaction between students and teachers, improving the acquisition of knowledge. Among several practical activities for teaching Biology in school, focusing on food, Botany and environmental education, creating a school garden can be an interesting alternative. Thus, the objective of this study was to promote learning of important subjects in the teaching of Biology - subjects such as food education, use of plants in daily life and sustainability - through the creation of a school garden (Curitiba-PR). The study included the organization of a vegetable school garden and two visits with 30 students for practical activities such as the identification of plants and how they are used. Students answered a questionnaire before and after the activity. When analyzing the answers after the end of the activities, it was noticeable that students already came with a good knowledge on the different subjects taught. After the activities, the questionnaires showed some behavioral changes towards vegetable consumption frequency and the strengthening of some of the addressed topics. Although activities lasted only two months, they had a positive impact on students. The practical Biology classes, provided knowledge in a more dynamic and interactive way, and showed a great interest in this different way of learning Biology. Despite the difficulties, the research was very positive for both students and teachers. Thus, this study showed that using school time as an alternative in teaching Biology stimulates and improves learning. The school garden can be used as an important tool in overcoming difficulties in teaching Biology and can make learning much more efficient and enjoyable. Key words: Biology teaching, school garden, learnin, active methodologies, public school.pt_BR
dc.format.extent66 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleUma horta condimentar e medicinal no fortalecimento do ensino, saúde e o meio ambiente em um colégio da rede públicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record