Qualidade de vida no trabalho: a QVT da empresa na visão dos funcionários
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida na Empresa X,
com o objetivo de medir o nível de satisfação dos funcionários do nível operacional quanto a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, foi fundamental identificar as ações administrativas da empresa que tiveram como foco a melhoria da QVT e fazer um levantamento da opinião dos funcionários sobre a situação atual da QVT na empresa e obter sugestões de ações potencialmente adequadas para atingir possíveis melhorias. A pesquisa e exploratória, com dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, tendo enfoque quantitativa e qualitativa, baseada no modelo de Walton. Os resultados obtidos apontam índices de satisfação em relação a determinadas variáveis de QVT como: benefícios oferecidos, jornada de trabalho e cumprimento de direitos e deveres por parte da empresa. Entretanto, houve percentuais significativos de insatisfação com relação as condições de trabalho, aos mobiliários e a estrutura da empresa. A pesquisa apontou que o conceito de QVT, tanto para os funcionários do nível operacional da Empresa quanto para os que ocupam os níveis tático e estratégico, não se apresenta de acordo com os defendidos pelos pesquisadores da área que entendem que a QVT deve ser percebida como um conjunto de fatores não isolados e nem imediatistas, mas que se modificam e se priorizam de forma dinâmica. Finalizando foram incluídos comentários e sugestões, além das apresentadas pelos funcionários, como alternativas de ação para a melhoria da Qualidade de Vida na Empresa.
Collections
- Administração de pessoas [187]