Gestão estratégica de compras e sua influência na gestão financeira
Resumo
Resumo: O atual cenário econômico mundial e um desafio a gestão empresarial. As empresas buscam, de maneira intensiva, meios para se adequarem e reagirem as constantes mudanças ambientais. Entre outros aspectos, buscam a otimizaçao do desempenho e a melhoria dos controles de gestão, a fim de se manterem agregando valor a seus acionistas, clientes, fornecedores e funcionários. Para tanto, necessitam reestruturar sua forma de gestão, de modo a obter um adequado controle de suas atividades estratégicas e operacionais, que lhes permita obter a desejada eficacia na gestão e, consequentemente, o cumprimento de sua missão. A Função Compras e uma função básica nos negócios e com um grande potencial de criação de valor para as empresas. No atual contexto, a área de compras assumiu um papel mais importante e visível nas organizações, participando mais efetivamente na gestão da empresa tanto no momento da aquisição como no gerenciamento de materiais usados e serviços cada vez mais adequados as necessidades do cliente final. O objetivo geral deste estudo é o de evidenciar a participação direta da área de compras na gestão financeira de uma organização; mostrando que um modelo de gestão de compras, estratégica, pró-ativa, integrada e avangada com a área de financeira, contribui para melhora dos Índices econômicos da organização.