Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 11
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
(2021)
Resumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se ...
O processo cultivares de bananeiras em Corupá-SC como tema social para promover a alfabetização científica no ensino de química
(2019)
Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em analisar como o tema Cultivares de Bananeiras pode contribuir para desencadear o processo de Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio nas aulas de Química. ...
Sequência didática do estudo de misturas para jovens e adultos na perspectiva da educação profissional em agroecologia
(2020)
Resumo: Esta dissertação é sobre uma sequência didática, direcionada para a Unidade Curricular de Química II, no conteúdo do Estudo de Misturas, para o Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio na Educação ...
Metodologia cooperativa no ensino de química : possibilidades e limites de uma sequência didática sobre funções orgânicas oxigenadas com estudantes do ensino médio
(2019)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma Sequência Didática de Química Orgânica pautada na Metodologia Cooperativa, junto aos educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola ...
Rotações por estações de aprendizagens como constituinte de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica
(2021)
Resumo: A pesquisa partiu do pressuposto que um dos papeis do professor consiste em buscar novas ferramentas pedagógicas para auxiliar seu trabalho em sala de aula e despertar nos estudantes autonomia suficiente para ...
Educação patrimonial e contribuições da prática educativa de um museu histórico para a formação docente em química
(2022)
Resumo: Esta pesquisa, inserida na temática Educação em Museus na perspectiva da Educação Patrimonial, tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma experiência formativa envolvendo um museu histórico para a ...
Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
(2020)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a viabilidade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) aplicadas no processo de ensino e aprendizagem no conteúdo específico de eletroquímica numa escola ...
Indicadores de ativismo sociocientífico de estudantes do ensino médio a partir da temática dos agrotóxicos para o estudo das soluções químicas
(2020)
Resumo: Este estudo refere-se à aplicação de uma Sequência Didática sobre Soluções Químicas que teve a temática dos agrotóxicos como controvérsia sociocientífica e possível facilitadora e propulsora do ativismo sociocientífico ...
Sala de aula invertida no ensino de química : limites e possibilidades em uma escola pública da educação básica
(2019)
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar os limites e possibilidades da Sala de Aula Invertida no Ensino de Química em uma escola pública da educação básica. Para isso foi elaborada uma unidade didática sobre o ...
Estudos de caso na abordagem da temática de isomeria constitucional no ensino médio
(2022)
Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar uma dinâmica colaborativa utilizando estudos de caso para o ensino de isomeria constitucional, em turmas de ensino médio e avaliar como o uso do método pode contribuir na formação ...