Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 25
A inserção da química verde em aulas de química orgânica no ensino superior : uma pesquisa ação
(2020)
Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar maior significado e relevância à Química Verde nos cursos experimentais de Química, e seu pouco alcance junto aos docentes serviram de motivação para a realização da ...
Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
(2021)
Resumo: A presente pesquisa analisa como a produção de jogos didáticos sobre as Mulheres da Tabela Periódica promove o engajamento de estudantes do Ensino Médio. Os objetivos específicos que a nortearam foram: i) identificar ...
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
(2021)
Resumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se ...
Tecnologias digitais e o desenvolvimento do conteúdo de cinética química : uma sequência de atividades
(2022)
Resumo: Vive-se em uma época em que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) evoluem rapidamente e continuamente e, por isso, estão sendo cada vez mais vistas como ferramentas indispensáveis para o ensino ...
Contribuições das metodologias de just-in-time-teaching e peer instruction na aprendizagem de estereoquímica no ensino médio
(2021)
Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar significado a diversos conceitos presentes nas disciplinas de química do ensino médio, considerando a limitação ao acesso à tecnologia dos estudantes de um Colégio do Campo ...
Estudo introdutório da química orgânica do ensino médio por meio de uma abordagem CTS
(2022)
Resumo: Este trabalho apresenta uma introdução acerca dos objetos de estudo da química orgânica através da ciência-tecnologia-sociedade (CTS), com a finalidade de compreender como essa abordagem CTS pode contribuir para a ...
O processo cultivares de bananeiras em Corupá-SC como tema social para promover a alfabetização científica no ensino de química
(2019)
Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em analisar como o tema Cultivares de Bananeiras pode contribuir para desencadear o processo de Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio nas aulas de Química. ...
Sequência didática do estudo de misturas para jovens e adultos na perspectiva da educação profissional em agroecologia
(2020)
Resumo: Esta dissertação é sobre uma sequência didática, direcionada para a Unidade Curricular de Química II, no conteúdo do Estudo de Misturas, para o Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio na Educação ...
Ligações químicas : uma sequência didática envolvendo jogo digital
(2022)
Resumo: Analisando o cenário educacional é preciso rever a forma de abordar o conteúdo curricular e não mais utilizar o método tradicional como única possibilidade, apenas repetindo conceitos dos livros didáticos, tornando ...
Metodologia cooperativa no ensino de química : possibilidades e limites de uma sequência didática sobre funções orgânicas oxigenadas com estudantes do ensino médio
(2019)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma Sequência Didática de Química Orgânica pautada na Metodologia Cooperativa, junto aos educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola ...