Navegação 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional por assunto "Química (Ensino médio)"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
(2019)Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral responder o seguinte questionamento: "Quais as contribuições do uso de analogias no ensino de química na visão de alunos do ensino médio?". Para tal foram desenvolvidas ... -
Contribuições das metodologias de just-in-time-teaching e peer instruction na aprendizagem de estereoquímica no ensino médio
(2021)Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar significado a diversos conceitos presentes nas disciplinas de química do ensino médio, considerando a limitação ao acesso à tecnologia dos estudantes de um Colégio do Campo ... -
Desenvolvimento de instrumentos de medidas físico-químicas utilizando a plataforma Arduino para o ensino de química em cursos técnicos de informática
(2020)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o ensino de Química em cursos técnicos integrados de Informática, que pode ser ampliada para outras modalidades de ensino e outros cursos, utilizando o Arduino ... -
Divulgação científica sobre fármacos e medicamentos e as potencialidades de uma exposição museológica para a promoção da cultura científica
(2022)Resumo: Os museus são instituições científico-culturais com importante papel na promoção da Cultura Científica. Neste sentido, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as contribuições do acervo da Exposição ... -
Educação em direitos humanos em livros didáticos de química : elaboração e percepções de um material de química orgânica para o ensino médio
(2022)Resumo: Durante muito tempo a Química no âmbito escolar, bem como outras Ciências da Natureza, não apresentava uma preocupação com a formação integral do estudante e os conteúdos eram passados tradicionalmente de professores ... -
Metodologia cooperativa no ensino de química : possibilidades e limites de uma sequência didática sobre funções orgânicas oxigenadas com estudantes do ensino médio
(2019)Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma Sequência Didática de Química Orgânica pautada na Metodologia Cooperativa, junto aos educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola ... -
O processo cultivares de bananeiras em Corupá-SC como tema social para promover a alfabetização científica no ensino de química
(2019)Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em analisar como o tema Cultivares de Bananeiras pode contribuir para desencadear o processo de Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio nas aulas de Química. ... -
A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
(2022)Resumo: Com a nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, o ensino de química passará por mudanças que causarão impacto no modo de ensinar do educador. Buscando propostas para nortear esse trabalho, essa pesquisa foi ...