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dc.contributor.advisorAmenábar, José Miguel, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.creatorDiniz, Raquel Sitonio Trigueiropt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T18:32:48Z
dc.date.available2024-02-20T18:32:48Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65136
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Miguel Amenábar Céspedespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa : Curitiba, 27/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 46-50pt_BR
dc.description.abstractResumo: O uso dos recursos de multimídia como estratégias para o ensino vem ganhando espaço no ambiente acadêmico, podendo se tornar em uma metodologia rotineiramente usada na Odontologia. Por este motivo, a proposta do presente estudo foi avaliar o uso do vídeo como ferramenta para demonstração de biópsias com a finalidade de utilizá-las como recurso auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Participaram 52 acadêmicos do primeiro ano do Curso de Odontologia, sendo 32 mulheres e 20 homens, com média de 21,15 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos com 26 acadêmicos em cada grupo. Um dos grupos assistia um procedimento cirúrgico de biópsia de lesão de mucocele ao vivo, enquanto o outro assistia um vídeo demonstrativo também de uma biópsia de lesão de mucocele. Ao finalizar a sessão ambos os grupos responderam um questionário sobre o procedimento realizado. Posteriormente os grupos foram invertidos, assistiram as mesmas cirurgias com outra metodologia e responderam novamente o mesmo questionário e uma nova avaliação sobre a percepção do conhecimento imediato adquirido. Um questionário de auto percepção. Os dados coletados dos questionários foram analisados estatisticamente aplicando o teste t pareado. Os resultados mostraram que não houve diferença entre os grupos no primeiro momento de avaliação. No entanto, quando comparados isoladamente os métodos aplicados dentro de cada grupo, foi observado que aqueles que assitiram a cirurgia ao vivo e posteriormente o vídeo tiveram uma melhora significativa no número de acertos (p<0,001). Não houve diferenças significativas no grupo que assitiu primeiro o vídeo e depois a aula ao vivo (p=0,391). Os acadêmicos relataram preferir o vídeo como ferramenta complementar e não como um recurso isolado para o ensino. Concluímos que o vídeo apresenta-se como um ótimo recurso para complentação e/ou fixação de conteúdo, sendo bem aceito pelos acadêmicos. E ainda podemos concluir que o percentual de acertos foi maior quando aplicada aula demonstrativa no primeiro momento e o vídeo no segundo momento. Palavras-chaves: Estomatologia. Biópsia. Vídeos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The use of multimedia resources as teaching strategies has been gaining ground in the academic environment and may become, in the very near future, a methodology routinely used in Dentistry. For this reason, the aim of this study was to evaluate the use of video as a tool for biopsies demonstration in order to use them as an aid resource in the teaching-learning process. Fifty-two students from the first year of the Dentistry School, being thirty-two women and twenty men, within the agerage of 21.15 years old of age participated in this study. The participants were divided into two groups with twenty-six academics in each group, separated into different locations. One of the groups watched a live surgical procedure of mucocele lesion biopsy, while the other one watched a video, also demonstrating a mucocele biopsy. At the end of the session, both groups answered a questionnaire about the procedure performed. Subsequently, the groups were inverted and attended the surgeries using the other methodology, and answered again the same questionnaire and a new evaluation on the two forms of content presentation. Data collected from the questionnaires were tabulated and statistically analyzed using the paired t-test. Results showed that there was no difference between the groups in the first moment of evaluation. However, when comparing the methods applied within each group, it was observed that those who attended the live surgery and watched the video afterwards, had a significant improvement in the number of correct answers (p<0,001). There were no significant differences in the group that watched the video first and attended the live class afterwards (p=0,391). On the other hand, the academics reported preferring the video as a complementary tool rather than an isolated resource for teaching. The results indicated that the video is presented as a great resource for content complementation and/or fixation, becoming well accepted by the academics. Keywords: Oral Medicine. Biopsy. Audiovisual aids.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstomatologiapt_BR
dc.subjectBiópsiapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleAplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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