Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLiotti, Luciane Cortiano, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherSerantes Pazos, Aracelipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-10T12:34:44Z
dc.date.available2020-01-10T12:34:44Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65131
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Marília Torales Campospt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.a Dr.a Araceli Serantes Pazospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 267-286pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisou em que medida o conhecimento escolar sobre Mudanças Climáticas abordado em Livros Didáticos de Biologia, Física, Química e Geografia, do PNLD/2015, recebidos por escolas do município de Curitiba/PR, podem contribuir para que os estudantes construam concepções científicosociais, econômicas e políticas sobre este fenômeno. Tal pesquisa se justifica frente aos encaminhamentos contidos nas diretrizes que orientam a Educação Básica e o reconhecimento que as Mudanças Climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade tem que enfrentar na contemporaneidade, sobretudo por retratar o caráter complexo do clima e firmada a importância do Livro Didático enquanto instrumento de transformação pedagógica no processo educativo. Adotou-se como procedimento metodológico o método qualitativo de análise documental para identificar os conhecimentos escolares contidos nos Livro Didático, os quais foram organizados e analisados com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2008). A organização dos dados possibilitou a construção de categorias analíticas acerca dos elementos textuais elementares, mas também e sobretudo, da frase, dos elementos iconográficos e das atividades presentes nesses livros, permitindo problematizar a dimensão social da linguagem relacionada às questões da autoridade e poder acerca da temática das Mudanças Climáticas. Os resultados da análise permitiram inferir que os Livros Didáticos analisados apresentam a temática das Mudanças Climáticas como um assunto acessório ao currículo, nos quais tanto os aspectos físicos do fenômeno, quanto os aspectos socioambientais são tratados de modo superficial contribuindo, portanto, para a descaracterização da relevância da discussão inerentes a esta temática. De modo geral os Livros Didáticos analisados demonstram certa dificuldade em articular com coerência e aprofundamento científico a temática das Mudanças Climáticas, pois apresentam um conhecimento escolar inconsistente ao nível médio de ensino que propicie aos estudantes avançarem com relação ao entendimento da complexidade do fenômeno e dos riscos inerentes a forma como o ser humano se relaciona com a Natureza. Concluiu-se, portanto, que apesar dos Livros Didáticos abordarem a temática Mudanças Climáticas, os textos desse material didático pouco contribuem para que os estudantes construam concepções científico-sociais, econômicas e políticas sobre este fenômeno, como sujeitos protagonistas de ações que os conduzissem a superação da crise socioambiental climática. Palavras-chave: Mudanças Climáticas. Livro Didático. Ensino Médio. Escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyzed the extent to which the school knowledge on Climate Change addressed in PNLD / 2015 of Biology, Physics, Chemistry and Geography Textbooks, received by schools in Curitiba / PR, can contribute for students to construct scientific- social, economic and political conceptions about this phenomenon. Such research justifies itself given the policies contained in the guidelines orientation to the Basic Education. The acknowledgment that Climate Change is one of the biggest challenges facing humanity today, mainly because it portrays the complex climate nature, and the importance of the Textbook as an instrument of pedagogical transformation in the educational process, are of significant focus. The methodological procedure adopted the qualitative method of documental analysis to identify the school knowledge contained in the Textbooks. Data was organized and analyzed based on the Content Analysis proposed by Bardin (2008). The findings' organization allowed the construction of analytical categories of primary textual elements, precisely, the phrasing, the iconographic elements, and the activities encountered in those books. The social dimension of language related to the questions of authority and power about the Climate Change theme was problematized. The results of the analysis made it possible to infer that the textbooks analyzed present the Climate Change theme as an accessory subject to the curriculum. The physical aspects of the phenomenon and social-environmental aspects are treated superficially, contributing, therefore, to the decharacterization of the relevance inherent to discussions on this issue. In general, the textbooks analyzed show some difficulty in articulating the theme of climate change, with coherence and scientific deepening. The research points to the inconsistent school knowledge at the High School level that could allow students to advance in understanding the complexity of the phenomenon and the inherent risks in the way human beings relate to Nature. It was concluded, therefore, that although the Textbooks address the theme Climate Change, the texts in the didactic material bring little contribution for the students to construct scientific-social, economic and political conceptions about this phenomenon, as protagonists of actions that lead them to overcome the socio-environmental climate crisis. Keywords: Climate Change. Textbook. High school. School.pt_BR
dc.format.extent322 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMudanças climaticaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples