Fake news em período eleitoral : proposta de produto informacional sob a ótica da gestão e arquitetura da informação
View/ Open
Date
2019Author
Souza, Jacqueline de
Metadata
Show full item recordSubject
Gerenciamento da informaçãoEleições - Brasil
Notícias falsas
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
TCC Graduação DigitalAbstract
Resumo: Inicia com a discussão sobre o advento do termo "Gestão da Informação" e suas relações intra e multidisciplinares com outras áreas do conhecimento, aborda sobre o ambiente informacional em que o eleitor brasileiro se localiza, sendo denominado como Ecologia da Informação, indica as fases em que a informação é processada e relaciona com o termo Arquitetura da Informação. Aborda o nascimento e repercussão do conceito das Fake-News, qualifica o termo e apresenta o impacto do mesmo na sociedade atual. Apresenta a relação do conceito da Pós-verdade e a Sociedade Líquida a partir da definição de Modernidade Líquida. Destaca na Arquitetura da Informação os conceitos de Design (Informação e Interação) e Experiência (Usuário e Interface). Finaliza com a proposta de um produto informacional que a partir dos conceitos da Gestão da Informação e a Arquitetura da Informação se apresenta como uma possível solução para diminuir a margem de incerteza à cerca das Fake News disseminadas em período eleitoral acerca dos candidatos à presidência no Brasil. Conclui com questionamentos sobre a mudança do comportamento humano na atual sociedade líquida e seus impactos no pensamento do eleitor brasileiro, questiona sobre a influência das Fake News em outros setores da sociedade brasileira, tais como: saúde, segurança e afins e indica trabalhos futuros sobre o tema.
Collections
- Gestão da Informação [548]