Show simple item record

dc.contributor.authorWahrhaftig, Rosana Maria de Campospt_BR
dc.contributor.otherLück, Heloisapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-01T23:15:47Z
dc.date.available2020-09-01T23:15:47Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65059
dc.descriptionOrientadora: Profª Heloísa Lückpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 161-165pt_BR
dc.description.abstractResumo: Visando a oferecer subsídios para um programa de Orientação Educacional na Universidade Federal do Paraná - UFPR, o presente estudo tem por objetivos identificar necessidades pessoal-sociais, educacionais e vocacionais mais frequentemente indicadas pelos alunos calouros, analisadas segundo as diferentes áreas de estudo (Tecnológica, Biológica e Humanística), faixa etária (17 a 21 anos e mais de 21 anos) e sexo, bem como diagnosticar o interesse destes mesmos alunos com relação a um programa daquela natureza. Para atingir tais objetivos realizou-se um estudo de caráter teórico-prático, pois, concomitantemente ã revisão de literatura, elaborou-se um instrumento de pesquisa, validado por especialistas da área, professores da UFPR, e que foi empregado para a coleta de dados junto ã população estudantil. O instrumento foi aplicado a alunos calouros matriculados no ano de 1984, em cursos da UFPR. Os cursos foram escolhidos aleatoriamente, e a amostra constituiu-se de 382 alunos, que representaram 14,8% de uma população de 2584 alunos. No tratamento dos dados utilizou-se a análise estatística descritiva mediante análise de frequência. Foi adotado como critério que os itens com respostas de 50%, ou mais, de concordância total, ou parcial, revelariam necessidades de maior intensidade. A análise dos resultados permitiu concluir que as necessidades educacionais são as mais intensamente indicadas pelos alunos, seguidas pelas vocacionais e, por ultimo, pelas pessoal-sociais. Embora se tenha identificado a existência de diferenças na frequência de indicação das necessidades em relação às variáveis área de estudo, faixa etária e sexo, tais diferenças são inexpressivas. Os resultados do estudo indicaram ainda, que a quase totalidade dos alunos afirma que a Universidade deveria contar com um programa de Orientação Educacional para atender às suas necessidades, o que demonstra o alcance dos objetivos do presente estudo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Intending to offer subsidies for a Educational Guidance Program at Federal University of Parana - UFPR, this study plans to identify personal-social, educational and vocational needs more frequently appointed by beginning students, according to different areas of study - Technological, Biological and Humanistic -, people ages - 17 to 21 years old and more than 21 years old-, and sex; as well as evaluate their interests for that program. For attaining these purposes a theoretical and practical study was accomplished. Together with a literature review, a research instrument was elaborated to gather the students informations. This research instrument was appraised by UFPR professors, who are experts in educational area. The instrument was applied to beginning students admitted at Federal University of Parana in 1984. The courses were chosen by an aleatory selection and the sample was composed of 382 students, 14,8% of a 2584 students population. Descriptive statistic, by frequency analysis, was used for the result contents. The adopted criterion was that just the questions with result contents of 50%, or more, of total or partial agreement, would express high intensity needs. The result contents analysis let to conclude that the educational needs are more intensely appointed by the students, followed by vocational and personal-social needs. In addition, there are some differences in the result contents, according to different areas of study, people ages and sex, but they are not important ones. The results of this study has also indicated that almost all students think that Federal University of Parana should have a Educational Guidance Program considering their needs, and demonstrating that the purposes of this study have been reached.pt_BR
dc.format.extent165 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectOrientação educacional no ensino superiorpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNecessidades de alunos universitários : subsídios para um programa de Orientaçao Educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record