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dc.contributor.advisorBartelmebs, Roberta Chiesapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sheila Oliveira dos, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Agronomiapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-11T10:36:07Z
dc.date.available2020-01-11T10:36:07Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65003
dc.descriptionOrientador : Roberta Chiesa Bartelmebspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Agronomiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No Brasil, a disciplina de Ciências é relativamente recente no currículo escolar. Embora atualmente existam muitos estudos sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências e de toda a evolução didática e metodológica da área de Ensino, vários trabalhos relatam que, ainda hoje, os principais problemas apresentados pelos docentes da área dizem respeito ao desinteresse e a consequente indisciplina dos alunos em sala de aula, além da desmotivação e dificuldade de entendimento e compreensão acerca do que é estudado. Dessa forma, meios que visam resolver ou ao menos atenuar essa situação, têm sido propostas. Dentre essas metodologias destacamos as chamadas Metodologias Ativas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o de "compreender como o uso das metodologias ativas pode potencializar a aprendizagem de conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental II". A metodologia do trabalho consistiu em uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso desenvolvido em uma instituição pública de ensino com duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II e contou com: a observação de 3 aulas em cada turma nas quais a docente regente dessas turmas ministrou aulas de Ciências utilizando as metodologias ativas como fundamento metodológico; aplicação de questionários aos alunos, para verificar o nível conceitual desses com relação aos conteúdos abordados nas aulas; e realização de uma entrevista com a docente regente a fim de compreender melhor suas concepções epistemológicas e pedagógicas. A análise dos resultados obtidos seguiu como parâmetro a triangulação de dados. Como resultado da pesquisa, verificou-se o emprego de metodologias que tivessem cunho mais ativo durante o desenvolvimento das aulas e que essas, por sua vez, demonstraram ser positivas e com contribuição para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo trabalhado. Palavras – chave: Aprendizagem, ensino de ciências, metodologias ativas.pt_BR
dc.format.extent81 p. : Digital.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.titleUm estudo acerca do uso de metodologias ativas no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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