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dc.contributor.advisorSilva, Jose Jorge dapt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Estratégias em Segurança Públicapt_BR
dc.creatorCarvalho, Marcos Aurelio de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-09T19:08:04Z
dc.date.available2023-08-09T19:08:04Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64879
dc.descriptionOrientadores: Jose Jorge da Silva, Helena de Fatima Nunes Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Estrategias em Segurança Publicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa qualitativa e exploratória sobre uma proposta de inclusão no currículo do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba da disciplina de Direito Administrativo Militar. A proposta foi sistematizada por meio da análise das informações obtidas na leitura e interpretação dos documentos de organização do ensino na PMPB e em dados documentais e pessoais. Descreve o ensino militar ate os dias atuais, demonstrando a importância da agregação das novas tecnologias no seu processo ensino-aprendizagem, evidenciando a sua utilização como ferramenta político-ideológica na formação militar. Aborda a relação entre a formação escolar militar e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96). Expõe os objetivos da SENASP com o ensino militar nas policias militares. Explana sobre o Direito Administrativo Comum e o Direito Administrativo Militar e a relação entre os dois. Demonstra a importância do DAM por meio de alguns elementos motivadores, com ênfase para as garantias constitucionais destinadas ao cidadão acusado em processo administrativo militar e aos princípios aplicáveis a este. Aponta que se faz necessária uma revisão e atualização dos currículos formativos da APMP, visando uma melhor qualificação, permitindo aos futuros Oficiais maior autonomia, capacidade critica e reflexiva, possibilitando o pleno desenvolvimento das suas aptidões. Afirma que o seu conhecimento favorece a hierarquia e a disciplina e a sua inserção como disciplina formativa atende aos propósitos da SENASP com relação a identificação de propostas que visem aprimorar o processo ensino-aprendizagem nas instituições de ensino policial-militar. Aponta que o crescimento do número de ocorrências policiais, aliado ao crescimento do efetivo policial-militar da margem ao crescimento das relações interpessoais, gerando situações e conflitos que demandam o conhecimento do Direito Administrativo Militar. Apresenta os resultados da pesquisa efetuada com 30 (Oficiais) formados na referida Academia, dos quais 96,7% afirmam que não estudaram a referida disciplina; 86,7% atestam que já tinham participado de processes administrativos na qualidade de membro. Destes, 88,4% afirmaram que tiveram dificuldades em termos de conhecimento teórico e prático sobre DAM. Apresenta, ainda, os resultados da pesquisa realizada com Corregedor da PMPB que revelou, também, a dificuldade por parte de alguns Oficiais na elaboração de processos administrativos. Pelos resultados obtidos na pesquisa e possível afirmar que a proposta deste trabalho contribuirá para a resolução dos problemas de natureza jurídica que os oficiais venham a enfrentar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPoliciais - Formação - Formaçãopt_BR
dc.subjectParaiba - Relações militares - Relações militarespt_BR
dc.titleProposta de inclusão no curriculo do curso de formação de oficiais da Polícia Militar da Paraíba da disciplina de direito administrativo militarpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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