Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaba, Jaime, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Juliano Cezarpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T22:06:21Z
dc.date.available2020-02-07T22:06:21Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64812
dc.descriptionOrientador: Prof.Dr. Jaime Paba Martínezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 23/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 48-49pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino mediado pela História da Ciência (HC) é uma ferramenta que busca auxiliar o professor no resgate das contribuições feitas, pelos cientistas do passado. Este resgate é relevante, pois mostra aos alunos de forma real, os caminhos e métodos utilizados pelos pesquisadores para atingir a compreensão de um fenômeno. O ensino de ciências passa por dificuldades na atualidade, sendo a falta de interesse dos alunos um dos principais fatores envolvidos, se tornando o principal problema em muitas escolas. A contextualização histórica, social e econômica do surgimento de ideias, teorias, descobertas na área científica, assim como da vida dos seus protagonistas têm se mostrado útil na compreensão de conceitos biológicos, aumentando o interesse dos alunos pela disciplina, e ao mesmo tempo fornecendo modelos de comportamento para os alunos mais jovens, para o seu desenvolvimento pessoal. O presente trabalho empregou o resgate histórico da vida e obra de um cientista afrodescendente, George Washington Carver, como ferramenta para melhorar o aprendizado nas aulas de biologia e alterar a percepção de pluralidade entre os alunos. Palavras-Chave: George Washington Carver. Botânica. Afrodescendente. História da Ciencia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Science education is currently facing difficulties, and the current student's lack of interest is one of the main obstacles to be surpassed. The historical, social and economic contextualization of the emergence of ideas, theories and discoveries in a scientific field, as well as the exploration of the complex lives of its protagonists have been useful in the understanding of biological concepts. It increases student's engagement in the discipline, while providing behavioral models of personal development for younger students. The present work employed the historical rescue of the life and work of an african-american scientist, George Washington Carver, as a tool to improve learning in biology classes and alter the perception of plurality among students. Keywords: George Washington Carver. Botanic .African descent. Science history.pt_BR
dc.format.extent68 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCientistaspt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.titleVida e obra do cientista negro George Washington Carver, como ferramenta para o ensino de biologiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples